No último domingo, 8/12, dia dedicado a celebração da Imaculada Conceição de Maria, foi realizada a entronização da imagem da Boa Mãe na igreja matriz da paróquia Bom Jesus, em Porto Alegre. A missa solene, presidida pelo pároco Kauê Antoniolli, contou com a presença de Irmãos, Leigos e Leigas maristas.
Esta é a primeira paróquia da Arquidiocese de Porto Alegre que tem uma imagem da Boa Mãe em lugar de honra. Para o Irmão Inacio Etges, presidente da Rede Marista, a iniciativa do padre Kauê é uma forma de difundir a devoção à Boa Mãe: “São Marcelino Champagnat consagrou toda a sua obra a Maria e nos deixou esse legado de sempre recorrermos a ela em todos os momentos. Que todos e todas que fazem parte da Paróquia Bom Jesus também possam ser agraciados com as bençãos da nossa Boa Mãe que hoje ganha um lugar especial nessa comunidade de fé", afirmou.
Assim como os Irmãos Maristas que estavam presentes na celebração, os Leigos e Leigas do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) também participaram da liturgia da missa e do momento solene da entronização. O padre Kauê reforçou o quanto a atuação dos/as Fraternos/as é importante para a evangelização: “para nós é motivo de muito orgulho termos presentes em nossa paróquia Leigos maristas que contribuem diretamente na evangelização e nas ações sociais desenvolvidas em nossa comunidade".
Além da imagem da Boa Mãe, que agora está entronizada na igreja matriz, a presença marista na Paróquia Bom Jesus seguirá por meio da atuação dos Leigos e Leigas do MChFM.
Devoção marista à Boa Mãe
Para Champagnat, o especial nome atribuído Maria foi o de “Boa Mãe". A imagem, que mostra Jesus nos braços da mãe, inspira ternura e manifesta a presença amorosa de Maria. A figura do menino Jesus, calmo e confiante, sugere uma atitude de total confiança em sua maternal proteção. Esta atitude de plena confiança foi fundamental na vida e na espiritualidade de São Marcelino.
Esta imagem foi a mais popular na França durante o século XIX. O título não foi criação de São Champagnat, pois esta denominação era muito popular na França. Mas ele adotou-o e citou-o inúmeras vezes nos seus escritos e orações, consagrando o Instituto Marista à ela e dando o título de “Primeira Superiora".
Referência: Maria, a Boa Mãe - Ir. Benê Oliveira