A II Assembleia Provincial de Missão teve início na tarde desta segunda-feira, às 14h, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Mais de 200 conexões estavam assistindo à abertura oficial do evento, com duração de uma hora e meia. Maristas de Champagnat de todas as frentes de missão e todos os empreendimentos da Rede Marista acompanharam a programação.
A oração desse primeiro dia foi conduzida por representantes do Colégio Marista Ipanema. O Ir. Deivis Fischer, provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia e presidente da Rede Marista, deu a bênção ao final da oração e decretou aberta a II Assembleia Provincial de Missão.
Ir. José Bittencourt, conselheiro provincial, coordenador da Área de Solidariedade e da Comissão da Assembleia, conduziu o primeiro dia de evento ao lado da colega Carla Goulart, liderança da área social. Os dois foram os responsáveis por fazer as conexões desse primeiro dia tanto na transmissão ao vivo, pelo YouTube, quanto no Zoom, apenas para os/as delegados/as.
Ainda na live, o Ir. Deivis fez o embarque de todos/as os/as presentes no movimento institucional da Assembleia, contextualizando-o com todas as outras expressões que temos este ano em nossa Província e no Instituto Marista. Falou sobre nossa identidade, nosso carisma, a missão que nos une e sobre as necessidades de cada período histórico. “A missão requer também que estejamos atentos ao que se passa ao nosso redor, quais são as alegrias e esperanças, os motivos de festa e de dores dos nossos contemporâneos. Identificar quais são as principais necessidades de cada época, cada tempo. Assim nosso carisma foi se perpetuando até chegar em nossos dias. E ao chegar em nossos dias, nos cabe dar respostas, nos diferentes níveis da nossa atuação”.
Ir. Deivis fez questão de mostrar também a imagem de São Marcelino Champagnat que está na ambientação da Assembleia: uma imagem com barro, resgatada na Ilha Grande dos Marinheiros depois das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul.
Leia o discurso do Ir. Deivis na íntegra aqui: Discurso.pdf
Leia Almeida e João Fett, colegas que representaram a nossa Província na III Assembleia Internacional da Missão Marista, foram convidados a falar sobre a experiência vivenciada nesse evento. Eles relembraram os sonhos que levamos enquanto Província para o encontro e, principalmente, quais foram as prioridades escolhidas no evento para os próximos anos do Instituto Marista.
Encontro entre delegados/as
Na segunda parte da tarde, a transmissão ocorreu via Zoom, apenas para os/as delegados/as, representantes escolhidos pelas frentes de missão. A programação começou com orientações gerais sobre os quatro dias de evento e com uma importante análise de conjuntura socioeconômica, cultural e ambiental do Brasil.
O professor André Salata foi quem conduziu esse aprofundamento de olhar sobre nossos contextos sociais. Salata é doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e professor do curso de Sociologia e Ciência Política da PUCRS. Ele também coordena o Data Social PUCRS, laboratório de desigualdades, pobreza e mercado de trabalho da Universidade.
O Padre Vilson Groh também foi apresentado aos/às delegados/as da Assembleia. Natural de Brusque (SC), Padre Vilson trabalha na Comunidade do Monte Serrat desde a juventude, vivendo há 40 anos a vida comum nas comunidades empobrecidas da Grande Florianópolis. Educador social e ativista pela causa dos mais vulneráveis, ele luta para que as famílias tenham trabalho, teto e pão sobre a mesa, e para que crianças, adolescentes e jovens recebem uma educação de qualidade e humanizadora. Ele será o assessor do evento, fazendo ponderações e observações ao final de cada dia.
Depois desse momento, os/as delegados/as foram para suas comunidades de partilha pela primeira vez. Esses grupos serão os mesmos até o último dia de Assembleia. É na comunidade de partilha que eles/as vão refletir sobre emergências, sonhos e horizontes para o futuro da nossa Província.
As atualizações da II Assembleia Provincial de Missão serão publicadas diariamente no site.