Após quatro dias intensos de trabalho, a II Assembleia Provincial de Missão se encerrou com duas entregas muito importantes: uma carta-mensagem endereçada a todos/as os/as Maristas de Champagnat e cinco indicativos de prioridade para os próximos três anos da Província Marista Brasil Sul-Amazônia.
Esses indicativos são os sonhos que foram sonhados juntos, durante esses quatro dias, pelos Irmãos Capitulares e por todos/as os/as delegados/as que participaram dessa edição da Assembleia. Seguindo a metodologia da investigação apreciativa à luz do Diálogo no Espírito, os momentos pessoais e os trabalhos nas comunidades de partilha garantiram a escuta ativa, a participação, a reflexão e o protagonismo.
O quarto e último dia de Assembleia foi conduzido pela colaboradora Karen da Silva, do Marista Brasil, e pelo Ir. Danilo Bezerra. O Ir. Danilo também realizou a oração da tarde, ao lado do Ir. Alexandre do Nascimento, ambos representando a Região Amazônica.
Já na primeira hora da programação, o Ir. José Bittencourt, coordenador da II Assembleia Provincial de Missão, conduziu a deliberação dos sonhos para o próximo triênio da Província. Eles ficaram assim intitulados:
- Cuidado com a Casa Comum, por uma ecologia integral.
- Promoção de uma educação evangelizadora, integral, integradora e inclusiva.
- Fortalecimento do carisma marista: espiritualidade, vida partilhada e missão.
- Colaboração e unidade na missão marista.
- Participação e incidência política como caminho para a justiça social e a dignidade humana.
Os sonhos foram aprovados em votação via chat do Zoom. Mesmo com a aprovação, os/as delegados/as tiveram um primeiro momento em comunidade para analisar os textos de defesa de cada sonho e ponderar sobre alterações e/ou sugestões, inclusive nos títulos propostos.
No segundo momento em que foram enviados para suas comunidades de partilha, os/as delegados/as tiveram a tarefa de pensar em três ações estratégicas para cada sonho. Todos os grupos apontaram caminhos possíveis para tornar realidade aquilo que foi pensado para o próximo triênio da Província.
Padre Vilson Groh, assessor externo que acompanhou a Assembleia do início ao fim, reforçou o compromisso que todos/as os Maristas de Champagnat assumem ao sonhar e projetar o futuro da Província. Ele fez a leitura de um importante trecho da Regra de Vida dos Irmãos Maristas.
Desenvolvendo uma disponibilidade global:
Escuta em teu coração o apelo a sair continuamente como irmão em missão, atento às moções do Espírito Santo e aberto a uma disponibilidade global. Busca, com audácia e criatividade, novas formas de responder às necessidades emergentes do mundo de hoje. Com teus irmãos e com outros maristas, prepara-te para ir a lugares onde seja mais necessária tua presença. Como Maria, caminha com brilho nos olhos e barro nos pés. Ela te convida a ir a outras fronteiras.
A celebração de encerramento e envio contou com presenças muito especiais. Elisa Dickel, colaboradora da PUCRS e integrante do grupo-síntese da II Assembleia Provincial de Missão, fez a leitura da carta-mensagem a ser entregue a todos/as os/as Maristas de Champagnat. Simbolicamente, ela entregou a carta ao vice-provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, Ir. Dionisio Rodrigues.
O vice-provincial explicou a importância desse movimento da Assembleia e os próximos passos que serão realizados até o IV Capítulo Provincial. Os estudantes do Colégio Marista Champagnat João e Manuela também participaram do momento de envio, representando todos/as os/as interlocutores/as da missão marista.
Assim como no primeiro dia, o provincial, Ir. Deivis Fischer, decretou encerrada a II Assembleia Provincial de Missão, não sem antes agradecer a todos/as pela dedicação e resiliência, reforçando a importância de permanecer em pé diante dos desafios – referenciando a imagem de São Marcelino Champagnat encontrada na Ilha Grande dos Marinheiros, em meio às enchentes de maio.