Navegar para Cima

Notícias

Hospital São Lucas inicia obras com investimentos do Ministério da Saúde

05/11/2021
Institucional
Recursos possibilitarão a revitalização de mais de 17 mil metros quadrados, incluindo bloco cirúrgico, unidades de internação, entre outras áreas

Uma cerimônia nesta sexta-feira (05), marcou o início de uma série de obras no Hospital São Lucas da PUCRS (HSL)​ que irão qualificar os serviços e acolhimento a milhares de pacientes com atendimento humanizado e tecnologia de ponta. Cerca de R$ 70 milhões em recursos públicos federais foram captados para a revitalização do Parque Tecnológico, bloco cirúrgico, unidades de internação, entre outras áreas.

Com grande e histórica representatividade na Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, o hospital acaba de completar 45 anos de prestação de serviços à comunidade. O diretor geral, Leandro Firme, destaca que a cerimônia é um marco para a instituição: “O início da revitalização e modernização tecnológica dos equipamentos médicos e das áreas, reunirão conforto, tecnologia e proporcionarão maior qualidade e segurança no atendimento aos pacientes. Este momento  é motivo de alegria para nós, assim como receber a maior autoridade sanitária do País para conhecer o trabalho desenvolvido por nossas equipes”.

A gerente de Captação d​e Recursos e Projetos do HSL, Izadora Silveira, destaca que para além da captação de recursos e as mudanças estruturais que irão ocorrer, é importante lembrar que uma união de fatores faz o hospital acontecer: “O conjunto de recursos, a estrutura, a tecnologia de ponta, mas principalmente profissionais experientes e dedicados traduzem a nossa dedicação integral ao cuidado com a vida.”

Mais uma etapa do Campus da Saúde da PUCRS

Com cronograma que deve se estender pelos próximos anos, as obras se iniciam no bloco cirúrgico e outros setores serão impactados gradativamente. As mudanças fazem parte da consolidação do Campus da Saúde da PUCRS, uma iniciativa que tem formato inédito no País e reúne ensino, pesquisa, inovação e assistência às pessoas. ​

O modelo integrado e multidisciplinar foi pensado para atender o movimento de cuidado integral com a vida e promoção da saúde em todos os sentidos, conectando as atuações do HSL, do Parque Esportivo, do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), do Centro Clínico, do Centro de Reabilitação, das Escolas de Medicina e de Ciências da Saúde e da Vida e de iniciativas de inovação como o BioHub, empreendimento do Tecnopuc que atua na geração de negócios inovadores em ciências da vida. 

Clique aqui para saber mais sobre o Campus da Saúde.​