Desde setembro, a Província Marista Cruz del Sur promove um movimento para compartilhar histórias e potencializar homenagens aos seus educadores. A partir de convites realizados aos profissionais dos Centros Educativos Escolares e Comunitários dos três países que integram a Província, o projeto incentivou educadores e educadoras a compartilharem, com suas palavras, o que significou a adaptação de suas atividades durante o tempo da pandemia.
Utilizando a hashtag #GraciasEducadoresMaristas, os depoimentos foram publicados nas redes sociais da Província durante o mês de setembro. Os relatos mostraram o compromisso profissional e a sensibilidade de cada vida dedicada à educação. Cada história mostrou que, diante da pandemia, que forçou a distância e a separação, eles souberam se reinventar e adquirir novas habilidades para seguir seu trabalho, pautado em uma educação integral no amor e na necessidade de levar mensagens de esperança a crianças e jovens.
Em muitos casos, além de seguir com as aulas habituais, os educadores fizeram um esforço para dar apoio emocional aos seus colegas e alunos. Muitos colégios e unidades sociais também fortaleceram as ações de doação de cestas básicas, materiais escolares e outros subsídios para as comunidades mais vulneráveis.
(Re)criando tecnologias
Sabemos a importância da internet na continuidade dos processos de aprendizagem em 2020. Na Província Marista Cruz del Sur, as aulas pelas plataformas do Zoom, Google Meet, entre outras, permitiram continuar, de algum modo, com as atividades escolares em casa. O acesso às redes de internet, entretanto, não é uma realidade de todos – fator que potencializou as desigualdades existentes em diferentes espaços dos três países integrantes da Província. Diante dessa problemática e buscando soluções para levar a educação às crianças e jovens, os grupos de trabalho da Província buscaram apoio em tecnologias já reconhecidas com que, somadas ao esforço de cada educador, foi possível encontrar uma alternativa.
A Comunidade da Escola Bilingue Cacique Francisco Supaz, em Missão Nova Pompeya Chaco, criou a rádio Totnaj Pek" FM 94.9 para seguir o processo de aprendizagem e em contato com os seus alunos e alunas. Da mesma forma, a Escola Marcelino Champagnat, localizada no coração da Villa Banana de Rosário, criou “Recreo: la voz de la Champa", programa em que professores se transformaram em comunicadores e passaram a abordar diferentes temáticas como forma de fomentar reflexões atuais.