Navegar para Cima

Notícias

Fórum Regional Online reúne equipes de trabalho de sete países

06/05/2021
Institucional
Evento de dois dias prevê partilhas e avaliações dos projetos regionais

​Nos dias 13 e 14 de maio, será realizada a segunda edição do Fórum Regional das Equipes de Trabalho da Região América Sul, de forma online, pela plataforma Zoom. O encontro tem como objetivo alinhar a caminhada regional, proporcionando momentos para diálogo, partilha de aprendizagens das equipes e projeção de desafios futuros. Estarão presentes os integrantes das equipes de trabalho da Região, Conselhos Provinciais, convidados da Região Arco Norte e da Administração Geral do Instituto Marista.  “Será uma oportunidade para os Conselhos Provinciais estarem em contato não apenas com o Conselho Regional, mas com os grupos que integram e desenvolvem trabalhos nas cinco Províncias”, comenta o Secretário Executivo da Região América Sul, Ir. Alberto Aparício. “Também será nesse momento que questionaremos se os projetos seguem alinhados com as mudanças da realidade atual”. 

Dividido em dois dias, no primeiro momento, o fórum disponibilizará um espaço para atualização dos trabalhos realizados desde 2019. Já no dia 14, a proposta será estabelecer uma dinâmica de microrreuniões em cada uma das equipes, com partilha posterior no grande grupo. 

Além disso, ao final do evento, também serão apresentadas as perspectivas para o novo ciclo do planejamento estratégico regional. “Algo que precisamos ter em mente, ainda mais neste momento, é que a Região nasce como um acordo entre as cinco Províncias”, reforça o Ir. Alberto sobre as prioridades a serem levadas para o fórum.  Ele recorda que a proposta de alinhamento está relacionada com uma ajuda mútua, uma forma de caminhar e colaborar em conjunto. “Não é fazer estruturas pesadas, mas sim otimizar iniciativas, compartilhar conhecimento e estruturas”, explica. 

Retomada do trabalho desenvolvido em Mendes

Em abril de 2019, foi realizado o primeiro Fórum que reuniu todos os integrantes das equipes de trabalho regionais, além dos responsáveis pelas Redes internacionais e representantes da Região Arco Norte e da Administração Geral. Na ocasião, foi definido que o modelo de encontro deliberativo e de partilha ocorreria duas vezes por ano. Em 2021, em razão da pandemia, ele será realizado de modo virtual.