Navegar para Cima

Notícias

Fórum Juventudes reúne representação juvenil da Rede Marista

20/08/2021
Vida Partilhada
Na última quinta-feira, representantes de seis grupos juvenis dialogaram em evento online

​​​Ontem, 19/8, foi realizado o encontro online Fórum Juventudes, no Zoom, organizado pelo Comitê Juventudes da Rede Marista. O diálogo contou com a participação de cerca de 40 representantes dos grupos Coração Solidário, Diretórios Acadêmicos, Grêmio Estudantil, Movimento Farol, PJM e Voluntariado de Colégiose Unidades Sociais. ​

A proposta teve como objetivo contribuir na articulação juvenil da Rede Marista criando um espaço de aproximação entre os representantes dos grupos, para realização de partilhas na elaboração de outros projetos envolvendo as juventudes.  "Foi emocionante participar desse dia e ter a experiência de conhecer juventudes, que trazem tanta esperança e mudança para o nosso mundo", contou Ana Clara O. Bruce, estudante do 2º ano do EM do Marista Assunção. É participante da PJM e presidenta do Grêmio Estudantil. "Espero que nos próximos eventos venham muito mais jovens e que essas trocas sejam cada vez mais frequentes!​". Ao longo da programação, houve um momento em pequenos grupos para troca de experiências de ações e atividades realizadas pelos grupos que participam.

rede-marista-juventudes.jpeg 

Além disso, foi proposta uma atividade de cocriação virtual a partir da personalização da palavra juventudes, como forma de expressar palavras e sentidos atribuídos à discussão.  “O Fórum foi um acontecimento memorável para as Juventudes da Rede Marista", afirmou Adriana Evald, participante do GT organizador do fórum, membro da Comissão das Juventudes e pastoralista no Marista Rosário. "Foi um encontro de vivências, para troca de experiências entre as diversas representações juvenis dos diferentes grupos que compõe a nossa Rede, e foi lindo ver tantas atuações diferentes, mas todas em comunhão para falar sobre Juventudes!”. 

Diálogos e Experiências em comunidade

Faz parte do DNA marista o incentivo e o apoio às experiências grupais. Em espaços de evangelização e aprendizagem, acreditamos que a vida grupal proporciona descobertas, incentiva a autonomia, oportuniza a participação e ajuda a responder aos clamores dos/as adolescentes e jovens. 

Saiba mais sobre o trabalho com as juventudes na Rede Marista aqui.

Consulte também o Posicionamento Juventudes​ que tem como objetivo reafirmar o lugar central que os jovens ocupam em nossa identidade. Ser marista implica em situar os/as jovens a partir da perspectiva institucional, que traz em si um olhar sensível e compreensivo, com respeito e amor, que percebe as juventudes como fonte de renovação da sociedade, como luz do mundo e esperança do futuro. Clique aqui para download.