Navegar para Cima

Notícias

Fórum Estadual do Pacto Educativo Global lança carta aberta a sociedade gaúcha

03/12/2021
Institucional
O evento foi realizado no dia 27 de novembro

O Seminário Estadual do Pacto Educativo Global, realizado em 27 de novembro, reuniu, de forma híbrida, mais de 200 educadores, gestores e estudantes para sistematizar escutas realizadas nas instituições que compõem o Fórum Estadual do Pacto Educativo Global e propor compromissos comuns na continuidade da mobilização dessa iniciativa no Rio Grande do Sul. A partir das discussões e dos relatos de experiência apresentados durante o evento, foi elaborada uma carta manifesto com a síntese de todas as proposições e compromissos diante do Pacto.

Em sua fala de abertura, Luiz Carlos Selbach, representante da Rede Marista no Fórum Estadual do Pacto Educativo Global no Rio Grande do Sul, destacou a importância de estabelecer e fortalecer alianças entre instituições de ensino, estudantes, famílias e comunidades a fim de buscar unidade em prol da educação. “O pacto se faz assim, lado a lado, caminhando juntos. Olhando para além dos muros de nossas escolas, de nossas instituições e, também, para além dos nossos próprios muros. O tempo é de construir pontes. Unir. Articular", reforçou Selbach.

A programação do Seminário contou com o painel Desafios e esperanças da educação no RS e com 12 salas para partilhas de relatos de experiência que abordaram os seguintes temas: A acolhida como diferencial na relação entre família; A arte e a Educação inclusiva; Da colcha à casa: Experiências de Solidariedade; Educação e a Economia de Francisco e Clara; Entre a obsolescência e a oportunidade: o acesso à educação em tempos de pandemia; Formação ético‑política em Educação Popular de educadores/as; Iniciativas de conscientização, preservação e responsabilidade com a Casa Comum; Projeto popular de reforço escolar; Protagonismo Juvenil; Quem cuida também precisa de cuidado; Saúde Mental de adolescentes e jovens: relações de cuidado humano; e Ecoalfabetizacão: Cultivando aprendizagens através da horta escolar e comunitária. As reflexões foram conduzidas por convidados que apresentaram dados e informações importantes sobre cada uma das temáticas.

Maria Lucia Kist, do Movimento Brasileiro de Educadores Cristãos de Santa Maria, participou do Seminário e destacou que o evento é uma importante etapa rumo à educação integral. “Em frente. Realmente temos uma longa caminhada para a utopia de Educação integral. Estamos caminhando. Todos sabemos que ajudar a construir o Reino de Deus não é tarefa fácil, mas necessária", afirma.

Compromissos para uma educação humana, justa, solidária

Inspirados no chamado do papa Francisco, que propõe uma mobilização mundial para a defesa de uma educação mais aberta e inclusiva, na qual os ambientes educativos sejam espaços de escuta paciente, de compreensão e, sobretudo, de diálogo e, sintonizados com as ações realizadas pela Articulação Brasileira do Pacto Educativo Global (ABPEG), desde julho o Fórum Estadual do Pacto Educativo Global reúne instituições de redes de ensino, sindicatos de professores e das escolas, congregações religiosas e pastorais ligadas ao Regional CNBB Sul 3.

Para sistematizar as escutas realizadas junto a essas instituições engajadas no Pacto e formalizar os compromissos em prol de um projeto educativo com centralidade no ser humano, foi produzida uma carta-síntese com elementos fundamentais do Pacto: prioridades, atitudes e objetivos.

A carta-síntese, na íntegra, está disponível para download aqui

Instituições interessadas em participar desse coletivo podem entrar em contato com Luiz Carlos Selbach, no e-mail: [email protected]. Para receber mais informações sobre o Pacto no RS, cadastre-se no link https://forms.office.com/r/Za5mHufdGw