Navegar para Cima

Notícias

Formação virtual internacional promove diálogos sobre educação infantil

29/09/2020
Educação
Com programação diária, o Intercâmbio Marista Virtual reforça a partilha de boas práticas na atuação marista em diferentes países

​​​​Entre os dias 28 setembro e 2 de outubro, acontece o Intercâmbio Marista, que, pela primeira vez desde seu início, em 2016, será totalmente online. Organizado pela Província Marista Brasil Sul-Amazônia, Rede Marista, em parceria com a Província Marista Cruz del Sur, a formaçã​o tem o objetivo de partilhar práticas e experiências de implementação da proposta pedagógica da educação infantil entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. O encontro terá momentos formativos direcionados para educadores de diferentes unidades administrativas maristas. Além das unidades organizadoras, integrantes das equipes educacionais das demais unidades maristas do Brasil, Bolívia, Chile, Peru e México foram convidadas a participar dos debates.

Ao longo da semana, serão trabalhados múltiplos conteúdos sobre o contexto da Educação Infantil. Com o propósito de criar conexões entre os espaços maristas, o evento contará com abordagens sobre a concepção de infâncias, pedagogia da escuta, documentação pedagógica, planejamento docente e projetos. A formação está dividida entre webinars e rodas de conversa mediante inscrição e ocorrerão sempre no final da tarde.

Uma trajetória intercultural

Parceria que nasceu há quatro anos, a formação marista interprovincial já possui uma caminhada de bons frutos. “Lançamos nossas Diretrizes da Educação Infantil Marista em 2015 e na ocasião o Irmão Manuir Mentges apresentou esse documento para a Província Marista Cruz del Sur", conta Loide Pereira Trois, da Gerência Educacional dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista. “Com esse passo, montamos um programa de imersão anual onde tivemos a participação de vários professores e diretores das escolas da Provincia Marista Cruz Del Sur", lembra. Ela conta que durante nesse período, anualmente, essas formações começaram a ocorrer de forma presencial, proporcionando de fato uma imersão dos educadores no contexto cultural dos países vizinhos. Em 2020, seria a vez de sermos a Província anfitriã, entretanto, devido a pandemia, foi necessário um novo planejamento.

Diálogos online

Se por um lado a distância mudou os planos e impossibilitou trocas de abraços e imersão em um novo ambiente, a modalidade online abriu espaço para um número maior de participantes e múltiplas interações. “Já temos 260 pessoas inscritas", conta Loide. “A certificação será feita com a PUCRS e faremos a gravação dos momentos para utilizá-los como materiais formativos". ​

Missão sem fronteiras

A atuação marista está presente em mais de 80 países ao redor do mundo e é dividida em Unidades Administrativas que também são denominadas com a nomenclatura canônica como Províncias. A formação online desta semana é realizada por duas dessas unidades, a Província Marista Cruz del Sur, que compreende os espaços de missão na Argentina, Uruguai e Paraguai e a Província Marista Sul-Amazônia, nome religioso da Rede Marista, que abrange o Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Brasília e Região Amazônica.