Navegar para Cima

Notícias

Evento debate sobre a mortalidade juvenil em Porto Alegre

18/05/2017
Institucional
Na quinta-feira, 25 de maio, ocorre o lançamento da Frente de Enfrentamento à Mortalidade Juvenil em Porto Alegre. O evento é aberto ao público.

Na quinta-feira, 25 de maio, ocorre o lançamento da Frente de Enfrentamento à Mortalidade Juvenil em Porto Alegre. A partir das 15h, representantes do poder público e da sociedade civil reúnem-se no auditório da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) – localizado Rua Celeste Gobbato, 229 – para debater o tema, refletir e pensar ações para mudar a realidade da Capital. O evento é aberto ao público.

A iniciativa é composta por diversas entidades, coletivos e profissionais que agem na defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens, buscando dar visibilidade à violência crescente que atinge essa parcela dos porto-alegrenses. Segundo a Prefeitura, 56% das pessoas assassinadas em 2014 tinham entre 10 e 29 anos. Os dados também são alarmantes em âmbito nacional: o Atlas da Violência 2016, divulgado em março pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aponta o Brasil como um dos países com maior número de mortes de jovens no mundo.

Uma das propostas do grupo é levar à sociedade o entendimento de que o combate à violência não acontece somente por meio de políticas de segurança, mas também com projetos que contemplem áreas como saúde, educação, emprego, cultura, entre outros.  Com a premissa de atuar em defesa da vida, a Rede Marista integra a Frente desde a sua concepção. O Observatório Juventudes encabeça os grupos de trabalho de Pesquisa e de Participação e Protagonismo, seguindo a missão de atuar a favor de crianças e jovens.