Navegar para Cima

Notícias

Estudante marista do Chile conta experiência de intercâmbio regional

30/12/2019
Institucional
Constanza, do Colégio Marista Marcelino Champagnat, de Santiago, é uma das participantes da iniciativa proporcionada por uma Universidade da Região

​“Acredito que estar diante de tantas culturas foi a melhor parte dessa experiência”, conta Constanza Skarlett Vilches González, estudante chilena, que participou de uma vivência intercultural universitária facilitada pela Rede de Escolas da Região América Sul e organizada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Em 2019, a jovem de 16 anos esteve em Porto Alegre (Brasil), participando da iniciativa Pré-Grad+. Durante uma semana, ela e mais 23 estudantes tiveram palestras com professores da PUCRS, contato com os graduandos e realizaram uma imersão cultural e atividades de lazer.

Constanza, ao recordar sua participação, fortalece o quanto foi uma oportunidade que resultou em múltiplos aprendizados. “Foi uma experiência muito bonita e desafiante”, relata. “Por ter sido na universidade, a atividade foi importante para refletir mais sobre as possibilidades que temos para o futuro”, completa.

A equipe da Rede de Escolas, desde 2016, vem definindo os passos e os posicionamentos das escolas da Região relacionados à visão de mercado, trabalho conjunto, intercâmbios, inovação e qualidade em oferta acadêmica. Abrir a possibilidade para a realização dos intercâmbios tem o propósito de dar visibilidade e conhecimento das potencialidades da educação em todas as suas dimensões, compartilhar e fortalecer as experiências significativas das escolas. 

Sobre o Pré-Grad+

Trata-se de um programa que começou há dez anos com participantes brasileiros. Em 2019 contou com a primeira edição de estudantes de fora do País. Estes movimentos demonstram que a caminhada regional vem apresentando ações concretas, fortalecendo aprendizados e a troca de conhecimentos.