Navegar para Cima

Notícias

Encontro Síntese marca caminhada laical na Província

30/05/2022
Vida Partilhada
Nos dias 27, 28 e 29, movimentos laicais estiveram reunidos para dialogar sobre a vocação marista laical

Nos dias 27, 28 e 29 de maio, foi realizado o Encontro Síntese Provincial do Fórum Internacional sobre a Vocação Marista Laical, no Recanto Medianeira, em Veranópolis (RS). Estiveram reunidos cerca de 60 representantes entre Irmãos e Leigos do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) e do Movimento Farol para dialogar e elaborar o documento síntese sobre os principais pontos da vocação laical.

O encontro faz parte do processo do Fórum Internacional lançado em 2021 e que terá continuidade até 2024. Ele tem como objetivo aprofundar a compreensão da vocação marista com particular acento na vocação marista laical, revisar e oferecer processos e itinerários de formação e acompanhamento da vocação laical, refletir e propor possíveis formas de vinculação ao carisma marista, conhecer, refletir, explorar e propor possibilidades de estruturas jurídicas (civil e canônicas) para o laicato marista.

Passos dados

Desde que o Fórum foi lançado, os grupos entraram em um processo de estudo a partir de fichas formativas enviadas pelo Secretariado de Leigos do Instituto Marista. No encontro do último fim de semana, o principal objetivo foi reunir as reflexões realizadas durante esse período e construir um documento síntese com a percepção colaborativa do grupo para encaminhar ao Instituto. Por meio de metodologias como World Café e Encontrando a Essência, os participantes conseguiram elaborar em conjunto o documento oficial.

Marcos J. Broc, representante do Secretariado de Leigos e colaborador do setor de Vida Consagrada e Laicato da Província, explica como o processo ocorreu. “O Encontro Síntese conclui a etapa 1 e 2 destinada ao lançamento, apropriação, diálogos e discernimento em nossa Província. Nele elaboramos aquilo que entendemos ser a resposta mais adequada para cada uma das perguntas, em nível de Instituto, relativa aos temas propostos pelo Fórum", conta. “Em junho, o Grupo de Trabalho de coordenação do processo irá inserir as respostas no sistema online para que o Secretariado de Leigos reúna as contribuições de todas as Unidades Administrativas e ajuste a metodologia de acesso ao compilado de respostas a fim de continuar a reflexão no encontro presencial de novembro, em Roma".

Rostos laicais

O encontro que durou três dias reuniu, pela primeira vez, integrantes dos dois movimentos laicais existentes na Província. Para Mayke Mossmann, do grupo Girassóis, do Movimento Farol, o encontro superou as expectativas. “Foi muito bom poder contribuir, mas também, aprender novas coisas, conversar com pessoas de outros lugares e com outras experiências e, claro, entender que, embora venhamos de lugares diferentes nos alimentamos da mesma essência", lembra.  

Com o mesmo olhar esperançoso, o Irmão Bruno Klein, da Fraternidade das Missões, de Santo Ângelo, percebeu o encontro como o cumprimento de uma profecia, de um desejo do sonho de Champagnat: “Todas as dioceses do mundo entram em nossos planos"', comentou o Irmão fazendo referência a uma frase de Champagnat. “Nosso fundador queria que o carisma marista estivesse presente em todas as dioceses do mundo - o que praticamente como Irmãos Consagrados é impossível, mas que com a vocação laical, os leigos estão em todas as partes do mundo e aderindo ao nosso carisma, eles podem ser esta presença que Champagnat queria que estivesse para tornar Jesus Cristo conhecido e amado do jeito de Maria", finaliza.

Essa mesma ideia profética e perseverante é traduzida na fala da Fraterna Glória Dias, da Fraternidade Nossa Senhora de Glória, de Cruzeiro do Sul (AC). Ela conta que participar do processo do Fórum foi um privilégio e uma forma de contribuir para o crescimento do carisma na região Amazônica. “Esses dias nos geraram enriquecimento de conhecimentos sobre a vocação, sobre o carisma marista", afirma. “Temos que passar esses aprendizados para os leigos da nossa cidade e da nossa comunidade. São conhecimentos compartilhados aqui que farão a nossa fraternidade crescer".

Refletir em outro continente

A partir da realização do encontro, a próxima etapa do Fórum será realizada na Casa Geral, em Roma, em novembro. Os representantes provinciais – indicados pelo grupo em 2021 e nomeados pelo Conselho Provincial – o Ir. Narciso Camatti, o Leigo Marista Eduardo Pavin, do Movimento Farol e a Reni Oleksinski, Fraterna do Movimento Champagnat – levarão o documento síntese e darão continuidade às reflexões junto a mais participantes do laicato do mundo marista. 

Saiba mais sobre o Fórum Internacional sobre a Vocação Marista Laical aqui.​​