Navegar para Cima

Notícias

Encontro reúne pastorais de mais de 20 instituições maristas de Educação Superior

20/08/2021
Institucional
Evento online busca gerar diálogo entre iniciativas pastorais da Rede Marista Internacional de IES

No dia 25 de agosto, das 9h às 11h (horário de Brasília), será realizado o 1º EncontroPastoral das Instituições membros da Rede Marista Internacionalde Instituições de Educação Superior​, de forma online, pela plataforma Zoom. A partir do tema Desdobramentos do Pacto Educativo Global na metodologia pastoral das Instituições de Educação Superior Marista, o evento tem como objetivo proporcionar espaço para reflexão sobre o Pacto Educativo Global e seus apelos – lançados pelo Papa Francisco em 2019 - para as Instituições de Educação Superior Maristas, além de ter como horizonte também iniciar um movimento de diálogo e aproximação entre pastoralistas, professores e colaboradores que atuam nas pastorais e ações afins, em cada uma dessas instituições.    

A programação do evento terá a abertura do Padre Gustavo Hass, da PUCRS, e contará com a participação do Superior Geral do Instituto Marista, Ir. Ernesto Sánchez, diretamente da Casa Geral do Instituto Marista, em Roma, que fará a reflexão inicial. Na sequência, o encontro contará com a condução do Frei Luiz Carlos Susin, da PUCRS, que aprofundará a temática do Pacto Educativo Global. 

Já o Ir. David Hall, da Universidade Católica Australiana e membro do Comitê Executivo da Rede Marista Internacional de IES, trará as perspectivas e desafios das IES frente ao Pacto. O evento ainda contará com a participação do Ir. Marcelo Bonhemberger, pró‑Reitor de Identidade Institucional da PUCRS e do Irmão Rogério Renato Mateucci, Pró-reitor de Missão, Identidade e Extensão da PUCPR. 

A abertura de um novo caminho  

“Há uma grande expectativa que esse evento seja a primeira de muitas outras possibilidades de diálogo e trabalhos em conjunto”, afirma Rafael Rosseto, da Coordenação de Pastoral da PUCRS e um dos organizadores do evento. “Buscamos potencializar a construção de pontes e a realização de uma jornada pastoral capaz de potencializar as ações já desenvolvidas em cada IES Marista”, avalia. 

Integrando um conjunto de eventos organizados para a Rede Marista Internacional de IES, o 1º Encontro de Pastoral também é o primeiro de uma série de eventos que buscam gerar novos espaços de diálogos entre educadores e pesquisadores dessas instituições e potencializar as conexões já existentes. “Após esse primeiro encontro, há a possibilidade de desenvolver projetos em parceria, nas diferentes perspectivas de formação, de solidariedade e de espiritualidade”, reforça Rosseto.   

Participe do 1º Encontro de Pastorais da Rede Marista Internacional de Instituições de Educação Superior

​O evento será gratuito e online. Para participar, basta acessar o link disponível abaixo:

Link para Zoom: https://pucrs.zoom.us/j/97201403933?pwd=L1hNWUs2SEJBbklTR0hqTDB5OFd0Zz09

ID da reunião: 972 0140 3933

Senha de acesso: 697145 

​Saiba mais sobre a Rede Marista Internacional de IES aqui.