Navegar para Cima

Notícias

Encontro Vocacional ocorre em Viamão

25/10/2019
Vida Partilhada
Atividade reúne Irmãos Maristas e Jovens Vocacionados na Casa São José

​​Entre os dias 18 e 20 de outubro, ocorreu o Encontro Provincial Vocacional Marista, na Casa São José, em Viamão (RS). A atividade contou com a presença de jovens vocacionados e Irmãos Maristas que atuam na equipe da Animação Vocacional da Província Marista Brasil Sul Amazônia/Rede Marista. 

O objetivo do encontro foi aprofundar os diálogos relacionados ao sentido da vida, incentivando os participantes na busca de sua vocação. A iniciativa é uma proposta formativa-vivencial que tem como propósito acompanhar os jovens em seu projeto de vida.  Para o vocacionado Felipe Souza Rodrigues, de São Sebastião do Caí (RS), participar do encontro foi uma experiência muito acolhedora. “A atividade despertou em mim ânimo e gosto por aprender mais sobre a obra marista e a vida de São Marcelino Champagnat”, disse. 

A programação do fim de semana contou com momentos especiais como a partilha de histórias de vida dos Irmãos da Casa São José. Além disso, também ocorreu um momento de escalada, em parceria com o grupo de escoteiros. A atividade foi uma reflexão sobre a vida cotidiana partir da superação de obstáculos, barreiras e desafios. Mateus Duarte, vocacionado de Santa Maria, agradece a oportunidade que teve em participar do encontro e destaca os aprendizados durante o fim de semana. “Fortaleci a ideia de que a ação coletiva nos torna cada vez mais fortes, semeia o amor e paz e contagia felicidade”, explica. “O encontro nos fez refletir sobre a condição atual do mundo e sociedade, no que podemos contribuir”. 

Outra atividade que marcou o encontro foi a participação no 11º Almoço Solidário, do Centro Social Marista Santa Isabel, em Porto Alegre​​ (RS).  Pedro Gabriel Farias, vocacionado de Santo Antônio da Patrulha, acredita que o encontro foi importante para refletir sobre a busca da verdadeira vocação, à exemplo das narrativas de vida dos Irmãos. “Em cada encontro vocacional, somos chamados a discernir qual é o nosso papel neste mundo, sempre buscando a vontade de Deus e o melhor para o nosso próximo”, conta. 

Seguir uma vocação

A Animação Vocacional Marista convida a ser presença transformadora. A construir um amanhã mais humano, responsável e consciente. O carisma de Champagnat nos inspira a ter atitudes baseadas em valores e comunicar a boa nova da esperança entre as pessoas. Ser marista é ser sinal de esperança. É viver com alegria essas possibilidades. Ser comprometido com a promoção da vida. É ter coragem para (vi)ver o mundo.​