Navegar para Cima

Notícias

Encontro da Rede de Economatos regional ocorre na Argentina

24/10/2019
Institucional
Equipe Regional tem como objetivo fortalecer as iniciativas de negociações conjuntas entre as cinco Unidades Administrativas

​Entre os dias 15 e 17 de outubro, ocorreu a reunião da equipe responsável pela Rede de Economatos da Região América Sul. O encontro, que foi realizado em Lujan, Buenos Aires, na Argentina, integrou representantes dos sete países que compõem a Região. Além disso, também contou com a presença do Conselheiro e Ecônomo-Geral do Instituto Marista, Irmão Libardo Garzon, e do Secretário-Executivo da Região América Sul, Ir. Alberto Aparício. 

O objetivo da reunião foi partilhar os encaminhamentos realizados até o momento, avaliar as iniciativas em andamento, além de realizar uma análise de orçamentos e negociações conjuntas futuras.  Para o Ir. Alberto, o encontro foi uma boa oportunidade para que o contexto regional siga crescendo alinhado com o Instituto. “Durante os dias de reunião, foram destacados os avanços obtidos na área de políticas econômicas, compras em escala e uso evangélico dos bens”, disse. “Sem dúvidas, foi uma experiência positiva perceber a consolidação da Rede de Economatos a partir da sua caminhada nos últimos meses”, avaliou.

Após os diálogos, foi acordado que serão apresentados os orçamentos regionais e avanços da iniciativa estratégica na Assembleia Regional de 2020, em Cochabamba, na Bolívia. A próxima reunião da equipe está prevista para a última semana de maio de 2020, com a possibilidade de ocorrer em conjunto com integrantes da Região Arco-Norte.

Sobre a Rede de Economatos da Região 

A iniciativa prevê a estruturação de um modelo de financiamento para a Região, baseado na criação de sinergias para ganhos de escalas e operacionais. Além disso, também busca a formação regional das equipes que trabalham com os temas patrimoniais nas Unidades Administrativas/Províncias. 


Saiba mais sobre a Região América Sul 

A iniciativa tem o objetivo de integrar as Unidades Administrativas Maristas do continente, fortalecendo a missão e o carisma de Champagnat nas Américas com uma relação de sinergia no âmbito dos processos, estruturas e pessoas. A Região América Sul foi fundada oficialmente em março de 2016, durante uma assembleia em Florianópolis que reuniu os Conselhos Provinciais das Províncias Maristas Brasil Centro-NorteCentro-SulSul-Amazônia, Cruz Del Sur (Argentina, Uruguai e Paraguai) e Santa Maria De Los Andes (Bolívia, Chile e Peru).​​