Navegar para Cima

Notícias

Empreendimentos maristas promovem atividades especiais para celebrar o Dia Nacional do Voluntariado

22/08/2022
Solidariedade
A data é celebrada nacionalmente no dia 28 de agosto

​​​Tradicionamente, a Rede Marista celebra o Dia do Voluntariado em 28 de agosto, conforme calendário nacional. Em 2022, por ocasião do Ano das Vocações Maristas, o tema inspirador das atividades será Vocacionados/as à Solidariedade. 

Essa é uma oportunidade para reforçar que o voluntariado é um espaço propício para responder, individual e coletivamente, ao chamado que Deus faz a cada um e cada uma para contribuir na construção de uma sociedade mais justa e fraterna. " O voluntariado é uma das vivências em que podemos experienciar um amor que nos alcança, toca, liberta e transforma, fazendo com que nos tornemos pessoas novas", explica Renato Biasi​, coordenador do Voluntariado da Rede Marista.

Os empreendimentos da Rede Marista estão organizando uma série de atividades para marcar a data. Saiba mais detalhes:​

Encontro de Voluntários/as dos Colégios e Unidades Sociais

Os/As Estudantes dos Colégios Maristas que integram grupos de voluntariado e os/as assessores/as dos grupos nos Colégios e nas Unidades Sociais participaram de um encontro online na tarde de sexta-feira, 19/6. 

A programação contou com momento de oração e roda de conversa a partir das narrativas de vida relacionadas à vocação à solidariedade, com a presença da coordenadora pedagógica do Colégio Marista Santo Antônio (Sinop - MT), Andressa Gomes, e do Irmão Luciano Taminski que integra a Comunidade Marista da Ilha Grande dos Marinheiros (Porto Alegre - RS). Após as reflexões oportunizadas pelas falas dos convidados, o encontro seguiu com momentos de partilhas em grupos. Cerca de 100 pessoas participaram da atividade.

Vivências são realizadas nos empreendimentos

Encontros, momentos de oração, painéis, apresentações culturais, homenagens, rodas de conversa, celebrações eucarísticas, confraternizações entre outras atividades serão realizadas nos empreendimentos da Rede Marista para marcar o Dia Nacional do Voluntariado. 

No Colégio Marista Conceição, de Passo Fundo (RS), as orações iniciais de cada turno e das reuniões pedagógicas estarão centradas nessa temática com apresentação de vídeo alusivo à data. ​Também haverá o Intervalo Solidário  com confecção de mensagens para uma instituição de caridade do município, roda de conversa com instituições parceiras e um momento de confraternização entre os/as​​ voluntários/as do colégio.

No Centro Social Marista Aparecida das Águas e na Escola Marista de Educação Infantil Tia Jussara, de Porto Alegre (RS), será realizado um piquenique de acolhida para os/as voluntários/as do Colégio Marista Rosário que estarão no dia 25/8 nas unidades.

Na PUCRS, no dia 31/8, haverá apresentações artísticas de instituições sociais parceiras, feirinha da Economia Solidária, estandes das instituições Centro de Valorização da Vida (CVV) e da Associação de Apoio às Pessoas com Câncer (AAPECAN)​, presença de representantes das organizações sociais e voluntários/as e distribuição de pipoca. Já no Hospital São Lucas, cada voluntário/a vai receber uma lembrança de homenagem.