Navegar para Cima

Notícias

EJM reúne mais de mil jovens maristas em Canela

26/11/2022
Institucional
O evento foi realizado neste sábado, 26/11, no Colégio Marista Maria Imaculada

​​​Um dia de reencontros, integração e reflexões sobre o futuro. Assim foi o Encontro de Jovens Maristas 2022 (EJM) realizado neste sábado, 26 de novembro, no Colégio Marista Maria Imaculada, em Canela (RS). Mais de 1 mil estudantes e educandos/as de 27 unidades da Rede Marista refletiram sobre o tema: Metamorfose: cultivando novas versões. 

O EJM foi organizado pela Equipe Provincial da Pastoral Juvenil Marista (PJM) em conjunto com o Colégio Marista Maria Imaculada, anfitrião do evento em 2022. A programação contou com oficinas, momentos celebrativos e de confraternização. 

Um dos pontos de destaque do evento foi o abraço simbólico na Catedral de Pedra, principal ponto turístico de Canela. “Esse momento simbolizou a união da PJM e o agradecimento à Nossa Senhora pela oportunidade do reencontro presencial após dois anos. Nesse abraço, também acolhemos carinhosamente a cidade de Canela que recebeu esse dia tão especial”, destaca a diretora do Marista Maria Imaculada, Ângela Maria de Abreu. 

Encontro de Jovens Maristas_Cred Divulgação Rede Marista_site.jpg

Na abertura do evento, o presidente da Rede Marista, Ir. Deivis Fischer, destacou que o tema do Encontro é um convite para os jovens refletirem sobre as transformações positivas que podem oportunizar para o mundo. “Transformar é uma capacidade que nos foi dada. Transformar é uma possibilidade que temos. Sejamos capazes de buscar a civilização do amor em nossa vida, em nossas relações e na comunidade humana”, enfatizou. 

Projeto de vida e Ano das Vocações Maristas foram destaques nas oficinas 

IMG_7706.JPG 

As oficinas realizadas durante a programação do evento trataram sobre projeto de vida, vocação, desenvolvimento integral da pessoa, empatia, transformação social, entre outros temas. Os Irmãos e Postulantes Maristas ministraram uma oficina falando sobre o Ano das Vocações Maristas celebrado em todo o Instituto até junho de 2023. 

“A oficina foi muito importante, porque abordou a vocação do Irmão Marista e a sua trajetória dentro da instituição. Da mesma forma, isso nos motivou a falar sobre a nossa trajetória e vocação dentro da PJM”, contou a estudante Gabriele Rodrigues, do Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar). A simbologia da flor foi utilizada como metodologia durante a atividade: “os Irmãos nos fizeram florescer, nos sentimos desabrochando nossas vocações” enfatizou. 

Para José Jair Ribeiro, coordenador de Pastoral da Rede Marista, trazer as reflexões sobre projeto de vida e desenvolvimento integral da pessoa em sintonia com o Ano das Vocações Maristas é importante para demostrar como cada um e cada uma pode ouvir o chamado de Deus em sua vida.  “É uma oportunidade para que o/a adolescente e jovem pense sobre o sentido de sua vida, sobre sua vocação e, também, para contribuir na desmistificação dessa compreensão sobre vocação. Gosto da afirmação de que “eu sou vocação” e não “eu tenho vocação”. Vocação toda pessoa tem. O que eu preciso é descobrir o que dá e faz sentido para a minha vida. As oficinas foram essa oportunidade de parar e pensar sobre viver com sentido”, afirma Ribeiro.   

“O evento foi incrível, as pessoas estão muito conectadas. O tema nos inspirou desde o início da preparação. Nós temos tentado olhar as nossas transformações individuais e poder estar aqui para celebrar coletivamente é o que mais tem valido a pena”, conta o estudante Breno Baur do Colégio Marista São Francisco. 

O EJM foi encerrado com o anúncio do Colégio Marista Ipanema, de Porto Alegre (RS), como unidade sede do próximo Encontro e com a apresentação da banda dos Assessores/as da PJM. ​