Protagonismo juvenil, processo participativo, acolhida à diversidade e sustentabilidade são alguns dos eixos que norteiam a preparação para o Encontro de Jovens Maristas (EJM), que ocorre no dia 25 de agosto na Pontificia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS) e reúne adolescentes e jovens de 24 unidades da Rede Marista. O evento está sendo organizado pelos participantes da Pastoral Juvenil Marista (PJM), em conjunto com a Coordenação de Pastoral da Rede Marista. Foi deles a ideia de escolher a palavra Atitude como tema do encontro. Uma forma de refletir sobre a situação atual do país e de motivar pessoas a fazer diferença no mundo.
Acompanhe a preparação dos/as jovens para o EJM 2018 na página do evento no Facebook
Para Lucas Gerhard, integrante da equipe que planeja os momentos de mística e orantes do encontro, o objetivo do EJM precisa ir além da celebração da caminhada da PJM. “Para este ano, buscamos como um dos aspectos principais fomentar a reflexão e a discussão quanto a questões de injustiças, preconceitos e intolerâncias que presenciamos na sociedade", afirma o jovem, que é Animador de um dos grupos da PJM. Júlia Sant'Ana, também Animadora, defende que é fundamental provocar novas atitudes, como, por exemplo, o respeito ao/à outro/a. “É preciso refletir que todos somos diferentes e que podemos aprender muito com isso", ressalta Júlia, que faz parte das equipes que organizam as oficinas e a ambientação do evento.
Organização
Um dos pontos de destaque do EJM 2018 é o cuidado com o meio ambiente. A ambientação será feita com materiais recicláveis confeccionados pelos/as próprios/as jovens da PJM da PUCRS. Não haverá lonas e banners no dia do encontro e o uso de plástico será restrito. Além disso, serão priorizados alimentos mais saudáveis, o que também colabora para diminuir o impacto do evento na natureza.
Outro aspecto considerado é o processo participativo no que diz respeito à organização. Os/as jovens são protagonistas de todo planejamento do encontro. Ao todo, cerca de 70 pessoas, divididas em dez equipes, atuam na organização. Os grupos são responsáveis por pensar desde a acolhida até os momentos de confraternização. Para Júlia, esse formato é um diferencial. “Decidimos tudo em conjunto e ver esse processo é especial. Todos/as estão dando o melhor de si e fazendo tudo com muito carinho", destaca ela.
Tanta dedicação gera expectativas muito positivas para o dia 25 de agosto. “Estou muito animada para este EJM e tenho certeza que o/a jovem que vier sairá diferente que chegou", projeta Júlia. Gerhard também está entusiasmado e acredita que a vivência no dia do evento provocará os/as participantes a terem novas atitudes em seus cotidianos.
Programação
O EJM será todo conduzido por jovens. Assim como nos anos anteriores, haverá oficinas, momentos de celebração e de confraternização. A expectativa é de que 1,6 mil pessoas participem do encontro.
Confira o texto inspirador para o encontro:
Atitude!
Para quem é marista, é saber que o futuro é hoje.
É ser protagonista da própria vida.
É cantar as alegrias das juventudes.
É encontrar a paz ao sair da zona de conforto.
Atitude significa ser consciente com o planeta e com as pessoas.
Ter coragem para vi[ver] o mundo.
Pensar no coletivo, na diversidade. Através dela somos plurais, políticos/as, cidadãos/ãs.
Que possamos colocar os pés no barro.
Compartilhar a mística da PJM.
Defender a justiça social.
Fazer do mundo um lugar melhor.