Navegar para Cima

Notícias

É lançado o Sistema Marista de Educação

05/06/2015
Institucional
 Para fortalecer a presença significativa do jeito de educar marista, desde 2008 começou-se a construir as bases da consolidação da rede de educação básica do Brasil Marista.

​As escolas maristas são presença significativa na vida de milhares de crianças, adolescentes e jovens em todo o mundo e, somente no Brasil, mais de 70 mil são beneficiadas por meio de 98 unidades educacionais. Decorre da caminhada conjunta do Brasil Marista na educação básica o Sistema Marista de Educação, que tem como base o Projeto Educativo e das Matrizes Curriculares.

No último mês, foram iniciadas as ações de lançamento da identidade visual do Sistema Marista de Educação (SME), que será uma solução integrada de gestão escolar e acadêmica que destaca o pioneirismo, a inovação, o empreendedorismo e a construção de valores do ser integral. O secretário executivo da Umbrasil, Ir. Valter Zancanaro, e o superintendente da FTD Educação, Antonio Rios, reuniram-se com os Conselheiros Provinciais e convidados das Províncias Maristas Rio Grande do Sul e Centro-Sul para apresentação da identidade visual do SME e partilha do status de produção. “Este não é um projeto que foi encomendado para alguma editora realizar: ele é fruto do trabalho conjunto de gestores e educadores de todo o Brasil Marista, feito por várias mãos e moldado para nossas realidades. Estamos diante de mais uma possibilidade de sinergia, na qual a troca de experiências nos faz avançar ainda mais. Ele não é apenas uma soma de forçar, é junção de todas as nossas potencialidades para fortalecer, ainda mais, a qualidade e a excelência, rumo a este novo começo que vislumbramos a partir dos novos horizontes de nosso Planejamento Estratégico", explicou Ir. Valter.

Foto 110.2 É lançado o Sistema Marista de Educação.jpg

O Sistema Marista de Educação foi integralmente concebido de maneira a encontrar o equilíbrio entre os conhecimentos socialmente produzidos e o respeito à diversidade e aos preceitos harmônicos do modo Marista de educar. “O Sistema Marista de Educação é a tradução palpável da conceituação do Projeto Educativo do Brasil Marista e das diretrizes orientadas pelas Matrizes Curriculares em âmbito nacional. Ele trata de uma oferta, de uma proposição, uma construção coletiva e inovadora para os estudantes maristas. Vem para confirmar a sinergia entre as províncias do Brasil Marista, gerando unidade, bem como qualidade em todas as dimensões na formação do estudante marista. Espera-se contribuir para a qualidade dos espaçotempos da escola Marista e o comprometimento para com as práticas e processos pedagógicos com os sujeitos envolvidos diretamente: estudantes, educadores, gestores. Trata-se de um novo começo, de um sonho que se torna realidade, de expectativas e horizontes prospectivos para o presente e futuro da Educação Marista", afirmou o gerente educacional dos Colégios da Rede Marista, Ir. Manuir José Mentges.

 O SME contará com assessoria pedagógica, conteúdos complementares, livros digitais: tudo com o intuito de continuar a missão de educar integralmente crianças, adolescentes e jovens, para que sejam autônomos na busca de conhecimento, solidários, cidadãos humanos, éticos e politicamente ativos no processo de transformação social. “Estamos diante de um sonho que vem se tornando realidade. Acredito que o Sistema, no movimento dos 200 anos do Instituto Marista, nasce também com esse slogan de ser um novo começo, um novo tempo para as nossas escolas. Então, obrigado a todos que puderam canalizar as melhores energias para que pudéssemos ter este material", afirmou o Vice-Provincial da Província Centro-Sul, Ir. Benê Oliveira.

 A próxima reunião de apresentação da identidade visual do SME e status do projeto ocorrerá no final de junho com o Conselho Provincial da Província Centro-Norte, em Brasília.

Foto 110.3 É lançado o Sistema Marista de Educação.jpg

Foto 110.4 É lançado o Sistema Marista de Educação.jpg