Navegar para Cima

Notícias

Dia de Reis é um convite para reflexão

04/01/2022
Institucional
Na tradição cristã, o dia de Reis recorda o dia em que os Reis Magos encontraram o Menino Jesus 

​Em 6 de janeiro, na tradição cristã, é celebrado o Dia de Reis. Essa data marca o momento em que os reis magos encontraram o Menino Jesus logo após o seu nascimento. Tal episódio é relatado em Mateus 2, 9 –11: eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. (...) E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra” 

Recordar esse momento é vivenciar o nascimento de Jesus e encher o coração de esperança. Durante o Angelus do último domingo, o Papa Francisco fez uma provocação relacionada a esse momento, convidando todos a perceberem o menino Jesus entre nós e deixar que ele habite conosco: “Parando em frente ao presépio, porque ali mostra Jesus vindo habitar na nossa vida concreta, comum, onde as coisas não vão bem, onde há muitos problemas: os pastores trabalhando duro, Herodes que ameaça os inocentes, uma grande pobreza..., mas no meio de tudo isso, há Deus, que quer habitar conosco”. 

Conforme sinalizado pelo Vaticano, a data foi celebrada no último domingo, dia 2/1, após a solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, devido ao calendário civil. No outro domingo, dia 9 de janeiro, já celebraremos a Festa do Batismo do Senhor, encerrando o tempo do Natal. 

Deixar Jesus habitar a missão marista  

Como maristas, também podemos inspirar-nos no período atual e responder ao convite do Pontífice. Que saibamos reconhecer a luz do Menino em nossos espaços de missão marista. Durante as rotinas, em cada atividade e planejamento do ano que inicia, que saibamos perceber e responder aos desafios cotidianos.   

Saiba mais sobre a atuação marista aqui.