Inspirados no antigo simbolismo da celebração da criação do mundo, na tradição cristã ortodoxa, muitas igrejas e congregações cristãs celebram, em 1º de setembro, o Dia da Criação — também conhecido como Festa da Criação ou Dia Mundial de Oração pela Criação. Nesse sentido, um processo ecumênico está em andamento para elevar a celebração a uma nova data festiva nos calendários litúrgicos. Visando transmitir mais informações sobre essa proposta, diversas organizações católicas promovem conjuntamente, no dia 30/9, o evento Dia da Criação: Nova Festa Litúrgica? O papel das organizações católicas no processo, realizado em formato híbrido.
Na pauta do encontro, dirigido a líderes de organizações e congregações católicas, está a fundamentação teológica da celebração e informações sobre como as organizações católicas podem contribuir no processo almejado de formalização da data como festa litúrgica. O evento ocorre presencialmente na sede da União Internacional dos Superiores Gerais, em Roma, na Itália, com transmissão online pela plataforma Zoom.
Para participar, os/as interessados/as devem realizar a sua inscrição neste link. Confira abaixo mais informações sobre o evento.
Evento Dia da Criação: Nova Festa Litúrgica?
Data: 30/9, segunda-feira
Horário: às 10h (horário de Brasília)
Onde: On-line e ao vivo pela plataforma Zoom
Incrição: neste link.
O evento é desenvolvido em conjunto pelas seguintes organizações: Movimento dos Focolares, Comissão InterFranciscana Roman VI, Conferência Católica Internacional de Escotismo, Ordem Carmelita, Ordem dos Agostinianos Recoletos (Arcores), Religiosas do Sagrado Coração de Maria, Companhia de Jesus (SJES), Sociedade de Maria, União Mundial de Organizações de Mulheres Católicas.
Mais informações sobre o Dia da Criação
O Dia da Criação é uma data celebrativa tradicional da Igreja Ortodoxa, que o considera o primeiro dia do ano litúrgico. Nas últimas décadas, sua celebração em 1º de setembro vem ganhando popularidade ecumênica em diversas igrejas e espaços católicos. Desde 2008, é considerada uma data especial de oração pelo Conselho Mundial de Igrejas e, desde 2015, pelo Papa Francisco. Mesmo sendo uma celebração opcional, ausente no calendário e na vida litúrgica formal, nutre grande desejo pela celebração do Deus Criador.