Navegar para Cima

Notícias

Despertar vocacional: projeto de vida como centralidade das reflexões

02/12/2019
Institucional
Representantes da Animação Vocacional da Rede Marista participam de eventos e formações sobre o tema

A Animação Vocacional Marista convida a ser presença transformadora. A construir um amanhã mais humano, responsável e consciente. Dentro do entendimento sobre o despertar vocacional, temos com centralidade as reflexões sobre o projeto de vida. Os Irmãos e Leigos que atuam como animadores vocacionais estão constantemente em formação para auxiliar adolescentes, jovens e adultos/as nesse processo de construção pessoal.

Dentro desses aspectos formativos, estão os encontros e retiros intercongregacionais que tem como objetivo oportunizar experiências teórico/vivênciais que contribuam para a construção de uma cultura vocacional em toda a Igreja. Durante o ano, os animadores vocacionais da Rede Marista participam e organizam estes encontros realizados em diferentes espaços eclesiais.

A Escola Vocacional de Manaus é um exemplo deste tipo de formação. Realizada no mês de novembro, o evento reuniu mais de 50 pessoas representando as nove dioceses e prelazias do Regional Norte 1. A Rede Marista foi representada pelos Irmãos Ronilton Santos, Antônio Raí, Nilvo Favretto, Edson Rissi, Andre Nosini, o agente de pastoral, Diego Aguiar e o animador vocacional, Juarez Pereira.

Como coordenador do evento, o Irmão Ronilton Santos reforça a importância desse tipo de formação: “a Escola procura cuidar das pessoas que cuidam dos outros e ajudar a nos reencantarmos com a vocação e reencontrarmos com o primeiro amor que nos fez querer seguir os passo de Jesus na construção do reino", afirma.

Já o Irmão Antônio Raí, que esteve na Escola Vocacional de Manaus como participante, avalia que a formação contribui para o desenvolvimento vocacional na Região Amazônica: “a equipe facilitadora da Escola nos ajudou a dar mais importância ao serviço de animação vocacional e perceber como é importante ajudar os jovens na construção dos seus projetos de vida. Me sinto muito agradecido pela ajuda que nos foi oferta​da pela Igreja de Manaus e aos Irmãos Maristas que se dedicaram para trazer para a Região Norte novas formas de acompanhar às juventudes que tanto precisam."​

Conheça mais sobre a Animação Vocacional da Rede Marista aqui​.