Navegar para Cima

Notícias

Debates e atividades virtuais marcam as celebrações do Dia do Estudante

11/08/2020
Institucional
A programação virtual será realizada de 10 a 14 de agosto

​​O Dia do Estudante é celebrado em 11 de agosto, homenageando todos aqueles que se dedicam aos estudos e à produção do conhecimento, nos mais diversos espaços de ensino. A Rede Marista acredita na educação integral, que une conhecimentos acadêmicos e valores humanos, na formação dos estudantes da educação básica até a universidade.

Novos conhecimentos representam outras possibilidades de enxergar o mundo, costumam ser fonte de amadurecimento. Neste momento sensível que a humanidade está vivendo, reforçamos ainda mais a nossa certeza de que aprender é um ato de cuidado com a vida e um caminho para nos comprometermos com a construção de um mundo melhor.

​Uma semana de comemorações 

A fim de celebrar essa data, os Colégios e Unidades Sociais e a PUCRS prepararam uma série de atividades para abordar o protagonismo juvenil e os direitos das crianças e adolescentes. Neste ano, devido à pandemia, as atividades serão todas online, contemplando estudantes, educandos, pais e educadores. Saiba mais:

Colégios e Unidades Sociais: A programação ocorrerá entre os dias 10 e 14 de agosto e foi planejada de forma diferenciada para cada um de seus públicos. Para os alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, foram planejadas atividades para abordar o tema da proteção da criança e do adolescente a partir da elaboração de ilustrações e de pequenos textos. Já para os estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio, o debate do assunto acontecerá por meio de produção textual.  

Famílias e educadores participarão do painel virtual Infâncias, Adolescências e Juventudes: maristas comprometidos com o cuidado, que ocorrerá no dia 13 de agosto e contará com a presença do Secretário Executivo da União Marista do Brasil (Umbrasil), Ir. Natalino de Souza, do Coordenador de Pastoral da Rede Marista, José Jair Ribeiro, e da Assessora Educacional dos Colégios da Rede Marista Loide Trois. Além disso, os estudantes da EJA discutirão os Direitos das Crianças e Adolescentes em uma aula inaugural especial. 

Universidade: No dia 14 de agosto, será realizado o evento online Juventudes Maristas: vida, missão e protagonismo. O debate será transmitido pela plataforma Zoom, a partir das 17h. A atividade é promovida pelo Ob​servatório Juventudes da PUCPR em parceria com o Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista. Estarão presentes Irmãos e jovens maristas que irão partilhar experiências de vida inspiradoras.