Navegar para Cima

Notícias

Curso sobre realidade amazônica conta com presença marista

04/03/2022
Amazônia
A atividade ocorreu durante o mês de fevereiro

De 9 a 26 de fevereiro, em Manaus (AM), ocorreu o Curso de Realidade Amazônica – iniciativa promovida pelo Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (Itepes). A capacitação ocorre em parceria com o Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a Comissão Episcopal para a Amazônia e em comunhão com a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM).

Com o objetivo de fornecer um conjunto de informações sistematizadas sobre a região amazônica, o curso aposta na reflexão sobre o humano, o meio ambiente, a vida e a ação evangelizadora da Igreja. Em torno da pauta, estiveram reunidos 39 missionários, presbíteros, religiosos e leigos chegados da Europa, Ásia, África e América.

​​​ Texto auxiliar da imagem

Registro de uma das atividades do Curso de Realidades Amazônicas

A Rede Marista esteve representada pela participação de uma colaboradora e de uma Leiga Marista – respectivamente, Derlane Dourado, da Assessoria de Comunicação e Representação Institucional, e Mayra Gutiérrez, Leiga Marista atuante na Comunidade Internacional Marista da Amazônia, em Tabatinga (AM).

Para Dourado, a formação atuou como espaço de compartilhamento da experiência dos povos amazônicos: “consegui sentir o Amazonizar dentro de mim. Todos os conteúdos, místicas, missões e partilhas contribuíram muito nesse sentido. Quando escuto um indígena falando sobre seus costumes e sua relação com o meio ambiente, fico encantada com tanta sabedoria em prol da preservação pelo grande bem que é a natureza", afirma.

​​​ Texto auxiliar da imagem

Derlane Dourado durante o Curso de Realidade Amazônica

Gutiérrez, que é mexicana e vive Brasil há 6 meses, relata que o Curso de Realidade Amazônica atingiu o objetivo de dar continuidade ao seu processo de "Amazonização", possibilitando reconhecimento das diferentes realidades da Amazônia e sua enculturação a essa contexto. “Como leiga marista, tenho a honra de levar tudo o que aprendi a Tabatinga e responder ao chamado do Papa na Querida Amazônia, de mãos dadas com a missão de Champagnat."

A programação do curso contou, ainda, com a participação dos Irmãos Maristas João Gutemberg e Altenir Pimentel, da Comunidade Marista de Manaus, que, conjuntamente, conduziram um painel sobre a atuação da REPAM nos territórios amazônicos.

“Participar do curso sobre Realidade Amazônica que vem sendo promovido há 2 décadas, em Manaus, é uma importante ocasião para divulgar informações, alargar os horizontes e comprometer os novos missionários e missionárias que chegam a essa realidade com os grandes temas socioambientais amazônicos. Esse canal educativo pode se constituir em frutos eficazes de compromisso com as causas da vida!", avalia Ir. João Gutemberg, que também atua como secretário executivo da REPAM.​

Saiba mais sobre a atuação marista na Amazônia

Há mais de 50 anos, a presença marista percorre comunidades nativas, regiões ribeirinhas e a imensidão de rios, lagos e florestas amazônicas. Os Irmãos, Leigos/as e colaboradores/as da Rede Marista estão presentes nas cidades de Boa Vista, no estado de Roraima; Manaus, Tabatinga e Lábrea, no estado do Amazonas; Cruzeiro do Sul e Rio Gregório, no Acre; e Sinop, no Mato Grosso. Saiba mais sobre essa atuação aqui.