Os Percursos de Aprendizagem: experiências reflexivas da Pastoral das Infâncias têm como objetivo promover um alinhamento conceitual e metodológico da atuação pastoral junto às infâncias, visando a qualificar e ressignificar as práticas pedagógico-pastorais dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista. A iniciativa é da Coordenação de Pastoral e do Grupo de Trabalho (GT) Pastoral das Infâncias.
Constituído em 2020, o grupo é composto por representantes da Gerência Educacional, Gerência Social, Coordenação de Pastoral e pastoralistas. A ideia de formatar os percursos de aprendizagem surgiu após estudo do documento Pastoral das Infâncias: identidade, sentidos e caminhos, e da escuta de responsáveis pela ação evangelizadora com as infâncias. A partir desses movimentos, identificou-se que é fundamental investir na formação de quem está à frente das ações pedagógico-pastorais.
Para Maria Inete Maia, Assessora de Pastoral da Rede Marista, o percurso atua como uma oportunidade de formação que qualifica os processos pastorais com as infâncias, colocando a criança no centro das opções pedagógicas, metodológicas e pastorais. “Uma iniciativa que nos ajuda a reconhecer a criança como lugar teológico e construir espaços de participação e protagonismo", reforça.
A edição, realizada em 2021, foi organizada em 3 ciclos que envolveram aprofundamento conceitual, rodas de conversas chamadas de comunidades de vivências e partilhas, fóruns e seminários. No primeiro ciclo Identidade, que aconteceu de março a junho, os participantes foram convidados a fazer sua autobiografia, identificando as experiências de evangelização na infância, e realizaram aprofundamento teórico sobre as concepções de infância.
Em julho, teve início o segundo ciclo, chamado Sentidos. Nessa etapa, os participantes do percurso foram convidados a realizar uma imersão na realidade local, tendo a oportunidade de analisar as aproximações entre pastoral e infâncias, dando maior sentido à opção por uma educação evangelizadora, construindo interrogações e estruturando o sentido da Pastoral das Infâncias. Caminhos, o terceiro e último ciclo, encerrado em dezembro, pensou projetos de intervenção voltados para as infâncias, buscando ressignificar as práticas a partir do exercício da reflexão, da tomada de consciência e da compreensão das demandas emergentes com relação às infâncias.
A proposta do curso vai ao encontro da premissa de que a evangelização é um processo educativo em constante aprofundamento e descobertas. Pela importância de perceber o inédito que há em cada criança, a concretização de um itinerário formativo para a atuação pastoral se faz necessária para criar, estudar, conhecer, descobrir, colorir e tecer novas aprendizagens.
Para Aline Vieira, estudante desta edição, o Percurso contribuiu para potencializar uma aprendizagem que desafia à participação na construção do mundo. “Um olhar sensível com o intuito de promover ações que visem ao encontro pessoal com Deus, tocando os corações de uma forma profunda e eficaz para que se abram à experiência do Sagrado, propiciando um espaço de protagonismo e cuidado da criança como ser integral".
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