Navegar para Cima

Notícias

Cultivo de memórias fortalece o jeito marista de cuidar da vida

22/05/2020
Institucional
Sensibilização dos Centros de Memória reforçam a preservação e cuidado da história institucional e pessoal

​Em tempos turbulentos, é preciso recordar da importância de cuidar da vida, preservar bons pensamentos e praticar aquilo que nos faz bem. Em situação de distanciamento social, perceber que as relações também se dão pelas histórias construídas e registradas é uma forma de valorizar a memória e desenvolver um olhar atento para as situações cotidianas. 

Inspirados nessa premissa, os Centros de Memória da Rede Marista - composto pelo Arquivo Provincial e pelo Centro de Espiritualidade e Memória Marista - nos convidam a cultivar memórias de afeto, esperança e gratidão.

A história bicentenária do Instituto Marista é marcada por desafios e transformações globais através dos tempos. A preservação de nossa memória institucional nos permite conhecer e aprender com inúmeras pessoas tocadas pela missão legada por Champagnat. São narrativas sobre fé, amor, superação, doação e confiança que inspiram e renovam a esperança no futuro.


A história acontece hoje

Cultivo de Memórias é o nome que recebe uma nova iniciativa com uma série de práticas que estimulam o desenvolvimento da nossa capacidade de olhar o mundo de hoje, reconhecendo-nos como indivíduos e coletivo que atravessam um processo histórico. Por meio de provocações que nos fazem recordar pessoas, locais e coisas, a sensibilização busca incentivar a reflexão sobre o papel de produtor, guardião e disseminador de histórias e memórias que todos nós desempenhamos.

Produzir memória é próprio do ser humano, mesmo que, às vezes, não estejamos conscientes desse processo. Aromas, gostos, cores, texturas... Muitos são os mecanismos que o corpo encontra de recordar (do latim re-cordis), isto é, passar novamente pelo coração. As atividades serão propostas ao longo das próximas semanas e podem ser realizadas individualmente ou com outras pessoas, fisicamente próximas ou não. Acompanhe os nossos canais e sinta-se convidado a revisitar o passado e ressignificar o presente através das memórias de afeto, esperança e gratidão. 


Projeto Memórias Maristas 

Para iniciar essas reflexões, convidamos você a conhecer o Projeto Memórias Maristas. Por meio de minidocumentários, a iniciativa resgata e valoriza a história de vida de pessoas que, ao dedicarem suas vidas à missão, ajudaram a construir a Rede Marista e fazê-la marcante em todas suas frentes de atuação – do Rio Grande do Sul à Amazônia, passando por Brasília. Acesse o portal​ do projeto para conhecer trajetórias que fizeram a diferença na missão de promover a vida.