Navegar para Cima

Notícias

Cuidado e Acompanhamento são temas de formação para lideranças da PJM

24/08/2020
Espiritualidade
A atividade é uma maneira de zelar e apoiar quem anima as reuniões que seguem sendo realizadas de forma online neste período de isolamento social

​​Subsidiar adolescentes e jovens que dinamizam as atividades nos grupos da Pastoral Juvenil Marista (PJM) a partir de trocas de experiências e do cultivo da espiritualidade. Esse é o objetivo do Encontro de Animadores/as que ocorrerá no dia 4/9, sexta-feira, das 14h às 16h, por videoconferência. Com o tema Cuidado e Acompanhamento, a atividade é uma maneira de zelar e apoiar quem anima as reuniões que seguem sendo realizadas de forma online nes​te período de isolamento social. 

É o caso da Ana Paula Peripolli, do Colégio Marista Santa Maria, de Santa Maria (RS), que é animadora do grupo Nunca é tarde, então lute pelo amor (Nutela). Ela conta que o novo contexto desafia e é preciso se reinventar para continuar exercendo o serviço. “Converso com os/as participantes do grupo todos os dias. Semanalmente, eles recebem dinâmicas para serem realizadas individualmente ou com a família, dicas de filmes, séries, vídeos motivadores e perguntas para refletir”, explica . “No nosso encontro online, conversamos sobre tudo isso”, afirma a jovem de 16 anos que está no 2º ano do Ensino Médio. Segundo Ana Paula, este é um momento favorável para abordar temas como autoconhecimento e convivência familiar, pois são assuntos recorrentes no debate do grupo que é composto por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Para quem participa, os encontros são oportunidades de sair da rotina e conversar sobre temas que não são dialogados em outros espaços. “A experiência de PJM está me ajudando a superar este período” afirma Luigi De Gregori, de 14 anos que está no 8º ano do Ensino Fundamental e faz parte do grupo Harmonia, amor, lealdade, ligando a sociedade (Halls). “Essa experiência me faz ter uma visão mais ampla de tudo que está acontecendo e isso é muito gratificante porque são aspectos que levaremos para a vida”. 

​​​ Texto auxiliar da imagem

​Videoconferência do grupo Harmonia, amor, lealdade, ligando a sociedade (Halls)

Assim como os grupos de Ana Paula e Luigi, outros cinco seguem se reunindo periodicamente desde o início da pandemia. O isolamento não impediu também a criação de um grupo novo com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. 

Além dessas atividades de partilha e reflexão, o grupo  ​Caminhando com Amor e Fé (Café), também do Marista Santa Maria realizou  um drive thru solidário com arrecadação de 400 doações de alimentos e itens de higiene; 10 caixas de material didático para o Enem; mais de 20​0 livros de literatura infantil e 35 sacolas de agasalhos. As doações foram entregues à Escola Marista Santa Marta, Projeto Orquestrando Arte e ao projeto Mesa Brasil Sesc de Santa Maria (RS). A iniciativa fez parte do projeto Ação Comunidades.


Sobre a PJM

A Pastoral Juvenil Marista (PJM) é uma organização juvenil das unidades maristas que experiencia o desenvolvimento integral da pessoa, a formação de lideranças, a socialização, a construção da consciência crítica, a vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.