Na quinta-feira, 6/12, os Irmãos Capitulares elegeram o Conselho Provincial para o Triênio 2019-2021. Conheça a trajetória de missão dos cinco membros:
Deivis Alexandre Fischer
Natural de Barros Cassal, de uma comunidade hoje pertencente ao município de Gramado Xavier (RS), Ir. Deivis professou seus Primeiros Votos em 2003. Aos 35 anos, é graduado em Filosofia (UNISC), especialista em Sociologia (PUCRS), mestre em Educação (PUCRS) e realizou o Curso de Teologia e Pastoral do Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo. Esteve à frente da Coordenação de Pastoral, Pastoral Juvenil Marista, Coordenação de Vida Consagrada e Laicato e faz parte da Diretoria e do Conselho Superior da União Marista do Brasil (Umbrasil). Foi Vice-Provincial durante o Triênio 2016-2018 e é Vice-Presidente da Rede Marista, cargos que também ocupou entre 2012 e 2015.
Manuir José Mentges
Natural de Campina das Missões, tem 34 anos e professou seus primeiros votos em 2005. Graduado em Licenciatura e bacharelado em Filosofia pela PUCRS, tem, também, Especialização em Gestão da Educação (PUCRS), Mestrado em Educação (PUCRS), MBA em Gestão Empresarial e em Gestão de Projetos (PUCRS). Realizou o Curso de Teologia e Pastoral do Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo. É doutorando em Educação (PURCS). Atuou na Pastoral Juvenil Marista, foi Coordenador de Pastoral, Diretor dos Colégios Maristas Vettorello e Graças, Gerente Educacional dos Colégios da Rede Marista e membro da Comissão de Educação Básica da Umbrasil e da Subcomissão Interamericana Marista de Educação. Também foi Assessor de Relacionamento e Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da PUCRS. Atualmente é Pró-Reitor de Graduação e Educação Continuada da Universidade e Conselheiro Administrativo e Provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia do Triênio 2016-2018.
Odilmar José Civa Fachi
Com 55 anos, é natural de Arvorezinha (RS) e fez seus Primeiros Votos no ano de 1984. Possui Graduação em Ciências Religiosas e Sociologia (PUCRS), e Ciência da Educação – Metodologia Pedagógica, pela Universitá Pontificia Salesiana (Roma). Viveu por dez anos em Missão em Angola, sendo diretor da Escola de Formação de Professores São José, no Kuito/Bié. Por três vezes foi Conselheiro da Província Marista da África Austral. Foi Articulador da Animação Vocacional da Província, coordenador do Jumar, atual Pastoral Juvenil Marista (PJM) e, atualmente, é Coordenador do Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar), do Polo Marista de Formação Tecnológica e Diretor do Colégio Marista Irmão Jaime Biazus. Desde 2013 é Conselheiro Administrativo e Provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia.
Onorino Moresco
Ir. Onorino, 68 anos, é natural de Coronel Pilar, no Rio Grande do Sul. É graduado em Letras pela Faculdade de Letras e Educação de Vacaria-RS, e especialista em Pastoral de Juventude, curso que realizou em Roma. Realizou o Juvenato em Garibaldi (1964 a 1972) e o Postulado (1973) e o Noviciado (1973 a 1975) em Campinas-SP. Professou os Primeiros Votos também em Campinas, em 1975, e os Votos Perpétuos em Viamão, em 1981. Atuou como professor em diversas cidades, dentre elas em Veranópolis, Bento Gonçalves e Vacaria, no RS, e no Estado do Mato Grosso do Sul, em Naviraí e Dourados. Foi diretor dos Colégios Marista Assunção (1995), Marista Graças (1996-2000), Marista Aparecida (2001 a 2003), Marista Conceição (2004 a 2009) e Conselheiro Provincial em dois mandatos: de 2000 a 2002 na Província Marista de Porto Alegre e, de 2010 a 2012, na Província Marista do Rio Grande do Sul. É diretor do Colégio Marista Rosário desde 2010.
Sandro André Bobrzyk
Com 40 anos e natural de Cerro Largo (RS), professou os Primeiros Votos em 1999. É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (Faculdade de Direito Santo Ângelo, Fadisa), especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (PUCRS) e em Direito da Criança e do Adolescente (Fundação Escola Superior do Ministério Público). Tem MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas e Mestrado em Direito (PUCRS). Atualmente, é doutorando em Direito na PUCRS. Foi Conselheiro Provincial e Administrativo das Mantenedoras e Coordenador Jurídico dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista. Foi vice-diretor do Instituto Marista Graças, em 2008 e 2009, e membro da Comissão de Administração e Finanças da Província. Atualmente é Professor de Direito da PUCRS, Presidente da Fundação Irmão José Otão (Fijo), Coordenador do Centro de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Coordenador da Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente e presidente do Comitê de Ética da Rede Marista.