Navegar para Cima

Notícias

Conheça o Fundo Global da Família Marista para Emergências Humanitárias

07/12/2020
Institucional
A iniciativa tem como objetivo potencializar projetos de solidariedade humanitária, arrecadando fundos que atendam a essas emergências

​​​​Como seres humanos, como cristãos e maristas, não podemos esquecer e deixar de lado aqueles nossos irmãos que precisam. A solidariedade nasce de um sentido inclusivo do outro, de suas necessidades, de seu desenvolvimento integral. A solidariedade não é exclusiva, mas inclusiva. Cada um de nós pode desenvolver nossa ação de consciência e solidariedade de uma forma diferente, e é por isso que dizemos que é inclusiva. A solidariedade não pode excluir, deixar de fora, evitar a relação com o outro.

(Trecho disponível na carta explicativa sobre o Fundo Marista Global)

Como maristas de Champagnat, somos chamados/as a responder às necessidades do nosso mundo. Em 2020, com a chegada da pandemia, situações que antes já eram urgentes, tiveram uma piora em seus índices de forma brutal. Como forma de atender a esses dados alarmantes,  em junho de 2020, o Conselho Geral, em conjunto com o Secretariado de Solidariedade do Instituto Marista, criou o Fundo Global da Família Marista para Emergências Humanitárias. A iniciativa foi desenvolvida com o objetivo de potencializar projetos de auxílio para emergências humanitárias, ou seja, sensibilizar nossos espaços de missão espalhados pelo mundo e, através da criação de um fundo global, reunir recursos para conseguir atender a comunidades e regiões em situação de crise humanitária.

Além disso, por meio do projeto, a Administração Geral do Instituto tem como propósito ser luz às necessidades urgentes do nosso tempo e, assim, fomentar a consciência solidária para o mundo marista. Desse modo, o projeto abre espaço para que todos/as maristas possam fazer parte dessa rede mundial de solidariedade.

A campanha teve início em setembro deste ano e prevê duração até agosto de 2021.

Responder às emergências do mundo turbulento

“Pomos mãos à obra para colaborar no que podemos, servindo os outros." – trecho disponível na Circular Lares de Luz, escrita pelo Superior-Geral do Instituto Marista, Ir. Ernesto Sanchez, reforça o propósito da iniciativa validada em 2020. Em mais de 70 países, a missão marista se faz na transformação de realidades a partir da educação de crianças, adolescentes e jovens, mas também, o sonho de Champagnat se faz presente em distintas práticas solidárias para as quais o mundo pede respostas corajosas.

Sabendo dessa presença significativa e da força da família global marista, é que o projeto do fundo global foi criado. “Durante esses últimos meses, as Unidades Administrativas têm auxiliado seja ajudando situações locais e concretas que estavam em necessidade, seja colaborando com a Administração Geral. Algumas Unidades Administrativas contribuíram com fundos econômicos, outras desenvolveram projetos de Emergência Humanitária", explica a matéria sobre a iniciativa no portal do Instituto.

Saiba mais sobre o projeto

O fundo é direcionado ao atendimento de emergências humanitárias de primeira necessidade, ou seja, situações de vulnerabilidade relacionadas ao acesso à comida, água potável, equipamentos sanitários, medicamentos e material de abrigo. Além disso, podem ser encaminhadas também para espaços com situações causadas pela pandemia ou outras circunstâncias – como desastres ambientais e guerras.

Para colaborar, é possível realizar uma doação direta, a partir dos dados disponíveis no site oficial do Instituto Marista, ou encaminhar uma proposta de doação para a Secretaria Provincial de sua Unidade. Saiba mais aqui.