Navegar para Cima

Notícias

Conheça Cochabamba

03/03/2020
Institucional
A cidade boliviana tem uma história marista de 64 anos

Em abril, será realizada a IV Assembleia Regional, em Cochabamba, na Bolívia. A cidade também é sede do Noviciado, uma das iniciativas que vivencia todos os dias a interculturalidade regional. Lá há formandos dos sete países que integram a Região. Anfitriã do principal evento deliberativo da Região América Sul, Cochabamba acolhe a presença marista desde 1956. Hoje compartilhamos marcos dessa caminhada. Que estejamos em sintonia com um dos momentos mais significativos e aguardados para a definição dos horizontes da Região. 

Primeiros passos da missão marista na cidade boliviana

No dia 8 de dezembro de 1956, o Ir. Pedro Lacunza deu início à obra marista na Bolívia, acompanhado dos Irmãos Pedro Alegre e Angel Redondo. Anos mais tarde, em 1972, foi inaugurado o primeiro Colégio Marista em Cochabamba.  Atualmente, a localidade conta com cinco unidades maristas. Além disso, há duas Comunidades de Irmãos em Cochabamba, a de Ticti Norte e a do Noviciado Regional. 

Rosto de Cochabamba

A cidade, fundada em 1571, tem 600 mil habitantes.  Também conhecida como “la llajta” – em idioma Quechua significa lugar especial, santuário dos deuses – Cochabamba é considerada o coração da Bolívia. A cidade possui lugares cheios de história para conhecer. Um dos principais pontos é o Cristo da Concordia, uma imagem que mede cerca de 40 metros e é a segunda maior estátua de Jesus Cristo no mundo – a primeira está no Brasil, no Rio de Janeiro. Outro ponto interessante é o palácio Portales, antiga residência de Simon I. Patiño, um dos barões de estanho. Também são bastante conhecidas e visitadas as Igrejas e Catedrais como o convento de Santa Teresa e a catedral metropolitana de San Sebastián. ​​