Em 2024, o IV Capítulo Provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia definiu prioridades e estratégias para orientar a atuação institucional no Triênio 2025-2027. Essas diretrizes resultam de um processo coletivo de avaliação e discernimento, fundamentado na oração, na escuta e na reflexão.
O objetivo central é fortalecer a vitalidade da missão marista por meio da promoção vocacional (dos Irmãos e Leigos/as), da vivência da espiritualidade e da atuação qualificada nos diversos espaços onde estamos presentes.
As iniciativas propostas pelo Governo Provincial visam dar concretude a esse direcionamento, estimulando o engajamento de todos os territórios da Província neste Triênio.

Compromisso com a renovação e o fortalecimento da Vida Religiosa Consagrada Marista, qualificando o Pós-Noviciado, a formação permanente e o acompanhamento aos Irmãos e às Comunidades. Queremos formar comunidades fraternas, abertas, alegres e acolhedoras, que sejam espaços de crescimento humano e espiritual e inspirem novas vocações, sustentando a missão evangelizadora marista.
Estratégias:
- Qualificar o acompanhamento e a formação oferecidos aos Irmãos, com especial atenção ao Pós-Noviciado, em termos de formação da Vida Religiosa e profissional, e de apoio psicológico, em comunidades fraternas, que potencializem a missão e a cultura vocacional;
- Implementar o projeto vocacional, com o engajamento de Irmãos e Leigos/as;
- Reconfigurar e ressignificar as comunidades de vida e missão, tendo em vista os movimentos do Instituto Marista e da Região América Sul.
Iniciativas:
- Desenvolvimento dos Irmãos Maristas
- Acompanhamento dos Jovens Irmãos no Pós-Noviciado
- Saúde e Cuidado com os Irmãos Idosos
- Tutti Fratelli
- Animação Vocacional

Vivência da espiritualidade marista, integrando vida pessoal, comunitária e institucional, e promovendo conexões profundas consigo mesmo, com os outros, com a criação e com Deus. Inspirados na espiritualidade do coração, buscamos formas criativas e relevantes de expressar nossa espiritualidade no mundo contemporâneo, valorizando nossas origens.
Estratégias:
- Criar uma escola de espiritualidade, que emane produção de conhecimento, formação, vivência e desenvolvimento na temática;
- Assegurar tempos e espaços qualificados de silêncio, meditação e contemplação, para conexão consigo mesmo, com os outros, com a criação e com Deus;
- Promover formações e retiros, que integrem elementos holísticos e vivências da espiritualidade do coração;
- Resgatar e atualizar práticas e exercícios próprios da espiritualidade marista, com especial ênfase na oração marial.
Iniciativas:
- Escola de Espiritualidade
- Vivências e Práticas Maristas

Desenvolvimento dos interlocutores da missão, capacitando-os intelectual, emocional e espiritualmente. Inspirados no magistério da Igreja e na missão marista de formar “bons cristãos e bons cidadãos”, almejamos uma educação solidária e inclusiva, em que o diálogo, a escuta e a cultura do encontro e do cuidado com a Casa Comum promovam a vida, respondendo de forma profética aos desafios contemporâneas.
Estratégias:
- Promover a formação e o desenvolvimento de lideranças;
- Estimular a escuta e participação de crianças, adolescentes e jovens nos espaços da Província;
- Incentivar uma educação para e na solidariedade, em uma perspectiva de aprendizagem e serviço;
- Fortalecer o projeto Querida Amazônia (conforme Plano Estratégico), em uma perspectiva estruturante;
- Potencializar a unidade e a integração das frentes de missão, promovendo a sinodalidade, a comunicação e a colaboração;
- Definir papel, processos e atuação dos Irmãos na educação básica.
Iniciativas:
- Formação e Desenvolvimento de Lideranças
- Querida Amazônia
- Sinergia e Cooperação
- Irmãos na Educação Básica
- Plano Estratégico da Solidariedade
Outros temas relacionados ao Plano Estratégico da Rede Marista
- Revisão do Modelo de Governança
- Revisão do Plano Estratégico da Rede
- Formação dos Animadores de Comunidades
- Plano de Ação do Economato
- Formação para os Conselhos
- Comunidades Mistas e Novas Experiências