Navegar para Cima

Notícias

Comunidade Internacional Marista da Amazônia planeja Projeto de Missão em Tabatinga

18/02/2021
Amazônia
As ações serão realizadas por Irmãos, Leigos/as e voluntários/as

Foto das atividades realizadas em 2019

A Rede Marista tem como missão institucional promover ações educativas que estejam engajadas com a transformação social e com o cuidado integral da vida. Em Tabatinga, no estado do Amazonas, os Irmãos e Leigos/as que fazem parte da Comunidade Internacional Marista da Amazônia dão continuidade a esse legado por meio de atividades de apoio às comunidades indígenas e ribeirinhas da região e, também, aos imigrantes que chegam diariamente ao território brasileiro.

Atualmente, a Comunidade está em fase de desenvolvimento do Projeto de Missão. O planejamento consiste em dinamizar as atividades desenvolvidas por Irmãos, Leigos/as e voluntários/as a partir de quatro eixos centrais:

  • Presença significativa entre crianças e jovens

  • Formação em comunidades e bairros

  • Apoio às comunidades indígenas e ribeirinhas

  • Cuidado com a Casa Comum

O projeto idealizado pelos Irmãos Nilvo Luiz Favretto e Luke Fong e pelos Leigos Mario del Carmen Araya Olguín e Mayra Ileana Gutiérrez Márquez será colocado em prática seguindo os protocolos de saúde e segurança da cidade de Tabatinga. “No momento estamos com vários protocolos de restrição que impedem nossa ação presencial em diversos lugares. Assim que as medidas de saúde permitirem, iniciaremos as ações com a nossa comunidade", explica o Ir. Nilvo Favretto.

​Ser presença transformadora

O Projeto de Missão tem como objetivo atender de forma personalizada as necessidades de diferentes públicos da cidade de Tabatinga. Junto às crianças, adolescentes e jovens o foco será na atuação educativa. Os/As Leigos/as e voluntários/as irão realizar atividades de reforço escolar e momentos recreativos.

Já para as lideranças de bairros, comunidades eclesiais e professores, o projeto irá oportunizar momentos formativos com foco no desenvolvimento integral. Dentro das comunidades indígenas e ribeirinhas da região, o objetivo é seguir com os momentos de escuta aos moradores e apoiá-los em pautas relevantes para a garantia dos direitos desses povos.

Para o público em geral, o projeto irá abordar o cuidado que devemos ter com a Casa Comum. Por meio de formações e ações de conscientização o objetivo é trazer luz sob o conceito de ecologia integral e repensar como podemos aplicá-lo na prática.

​Sobre a Comunidade Internacional Marista da Amazônia

A Comunidade Internacional Marista da Amazônia está localizada na cidade de Tabatinga, região da Diocese do Alto Solimões, na Bacia do Rio Solimões. A atuação marista se dá especialmente na educação indígena e nas pastorais da Igreja local.

​​​ Texto auxiliar da imagem

Irmãos Nilvo Luiz Favretto e Luke Fong e Leigo Mario Araya 

Ela é uma comunidade mista que faz parte do projeto LaValla200> e recebe Irmãos e Leigos/as de outros países para desenvolver trabalho missionário na Amazônia. Atualmente, a comunidade é composta pelos Irmãos Nilvo Luiz Favretto e Luke Fong e pelos Leigos Mario del Carmen Araya Olguín e Mayra Ileana Gutiérrez Márquez.