Navegar para Cima

Notícias

Compromisso com a memória e espiritualidade em terras chilenas

06/05/2021
Institucional
Conheça o Ir. Patrício Pino Medina, membro da equipe da Rede de Centros de Memória da Região América Sul

​​​“Desde que começamos a caminhar como Região, percebo nosso futuro como um espaço cada vez mais colaborativo, construído a partir de buscas e discernimento comuns". É com alegria e muita esperança que Ir. Patrício Pino Medina, coordenador do Projeto de Patrimônio da Província Marista Santa María de Los Andes, percebe a caminhada regional. Conhecido carinhosamente como Irmão Pato, o religioso, que hoje faz parte da Rede de Centros de Memória Marista da Região, tem uma história marista com mais de quatro décadas de vocação e missão.

Professor da Educação Básica e formador na Vida Religiosa Marista, ao longo da sua trajetória marista o Irmão Pato foi o rosto de Champagnat em diversos espaços da Província Santa Maria de Los Andes. Atualmente, sua atuação em nível regional, potencializa esse olhar e demonstra a interculturalidade da missão. Ele conta que percebe a Região como uma longa caminhada de aprendizados, obstáculos e muita partilha: “A partir da dinâmica pelo acerto e pelo erro, pela paciência e pela audácia, é que alcançamos mais atuações comuns, uma maior fraternidade regional, uma maior comunhão entre os maristas de Champagnat que somos chamados a ser", comenta.

Compromisso com a preservação e valorização da memória em cinco países

“Trabalhar em rede tem a ver com cooperação, porém necessita liderança e vontade conjunta para alcançar o que desejamos", explica o Ir. Patrício em relação a sua atuação na Rede de Centros de Memória. “É um trabalho de equipe que busca vincular-se a outros similares para alcançar, da melhor forma, os objetivos traçados".

A Rede de Centros de Memória Marista, iniciada nas Províncias brasileiras, ganhou robustez e se expandiu como uma iniciativa regional com o objetivo de integrar as experiências existentes na Região América Sul e Instituto. São Irmãos, Leigas e Leigos que deram corpo aos princípios sonhados por Champagnat. Eles são mantidos e preservados por meio dos acervos das unidades educacionais e sociais, comunidades, Províncias, museus, historiais, memoriais e Centros de Memória presentes nas cinco Províncias regionais.