Navegar para Cima

Notícias

Comitê estadual promove ações para o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

21/06/2021
Institucional
Vinculadas à iniciativa Faça Bonito, do CEEVSCA, atividades de formação ocorrem na segunda quinzena de junho

​​​​Como forma de fomentar os diálogos sobre a data, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEEVSCA/RS), vinculado à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), planejou 18 ações voltadas à comunicação e à mobilização social sobre o tema no Rio Grande do Sul.

Em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovido no dia 18 de maio, o Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente da Rede promoveram a 2ª Conferência Marista sobre Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil, realizada no dia 28 de maio.

Desde maio, são desenvolvidas ações como seminários virtuais para famílias, educadores, adolescentes e profissionais de diversas áreas, folders de orientação às redes de proteção, articulação com movimentos sociais, com Conselhos e com a Assembleia Legislativa. Para a segunda quinzena de junho, estão programadas as seguintes atividades:

23/06 - Webinar Promoção da saúde como estratégia de Prevenção da Violência contra Crianças e Adolescentes

    • Ana Luiza Tonietto Lovato- Política de Saúde de Adolescentes/ Secretária Estadual de Saúde

    • Maria Aparecida Bofill- Secretária Municipal de Saúde de Uruguaiana

    • Dra. Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira - Docente da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

    • Marivane Aparecida Carvalho da Rosa- Assessora CIPAVE e instrutora de círculos de construção da paz

    • Madalena Lucimar de Souza Silva- Pedagoga do Colégio Estadual Santos Dumont de Gramado (RS)

Horário: 9h às 11h

30/06 - Webinar: A Lei 13.431/2017 e a construção dos fluxos de atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência

    • Marleci Venério Hoffmeister - Coordenadora Estadual da Infância e Juventude TJRS

    • Delegado Thiago Albeche- Diretor da Divisão de Assessoramento Especial do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis

    • Jeferson Leon Machado- Presidente da ACONTURS (Associação dos Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Estado do Rio Grande do Sul) 

Horário: 9h às 11h

Neste dia, a palestra contará com a mediação da colaboradora marista, Jacqueline Camillo, da Equipe da Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente da Rede Marista / Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente​.

Para participar das atividades, é necessário realizar inscrição prévia na plataforma Sympla, neste link. Saiba mais sobre a iniciativa aqui.

Sobre o Comitê

O Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes - CEEVSCA/RS foi instituído por meio da Lei Estadual nº 14.747/2015, e é composto por representantes de órgãos públicos e de organizações da sociedade civil. Tem como finalidade monitorar, acompanhar e propor políticas públicas e estratégias que promovam e assegurem os direitos humanos de crianças e adolescentes vulneráveis à violência e à exploração sexual, por meio de mecanismos que garantam a sua proteção enquanto direito fundamental e em respeito a cada fase do seu desenvolvimento.

Contribuição marista com as políticas públicas

A Rede Marista tem um histórico de presença e atuação na promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes. No Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes - CEEVSCA/RS, a Rede Marista está vinculada por meio de representantes institucionais. Saiba mais sobre essa atuação aqui.