Navegar para Cima

Notícias

Começa o Simpósio de Mariologia

18/07/2011
Institucional
Cerca de 250 pessoas participaram da abertura do Simpósio de Mariologia, na noite do domingo 17/7, no Colégio Marista Arquidiocesano, em São Paulo (SP).

​Cerca de 250 pessoas participaram da abertura do Simpósio de Mariologia, na noite do domingo 17/7, no Colégio Marista Arquidiocesano, em São Paulo (SP). O Simpósio é uma das atividades que integram as ações promovidas pela União Marista do Brasil (UMBRASIL), para celebrar o Ano Mariano.

Ação de graças

A celebração eucarística, presidida pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo (SP), deu início a cerimônia de abertura, seguida de solenidade oficial e coquetel. A imagem de Nossa Senhora da Nova Terra, símbolo do Ano Mariano, que recorda Maria peregrina, teve destaque na missa.

Maria no coração da Igreja

Na solenidade oficial, logo após a missa, organizadores e parceiros do evento apresentaram a relevância do Simpósio para Irmãos e Leigos.  Ir. Arlindo Corrent, presidente da UMBRASIL, acolheu os participantes e reafirmou que o Simpósio quer nos ajudar a descobrir o sentido de Maria em nossa vida e no coração da Igreja. Na ocasião, ele recordou as palavras de São Marcelino Champagnat, que incitava os primeiros irmãos a imitar a Boa Mãe. “Cada um deve esforçar-se de tal modo para parecer-se com Ela. Desejo que todas as vossas ações se pareçam com as de Maria". 


O Arcebispo de São Paulo reafirmou o desejo missionário da Igreja, expresso no documento de Aparecida, ele relacionou com a missão marista: “A Igreja deseja que todos os cristãos sejam missionários. A motivação encontrada pelos irmãos maristas, a partir das conclusões do XXI Capítulo Geral, 'Com Maria para uma nova terra', motiva a sairmos ao encontro daqueles que necessitam ouvir a Boa Nova do Evangelho de Jesus Cristo. O encontro é um momento oportuno para as congregações religiosas e para a família marista que inspira a levar o Evangelho a toda humanidade, como fez Maria", conclui.

Visão Panorâmica

Antes do coquetel que encerrou a cerimônia de abertura foi apresentado um esboço das atividades e a linha mestra que guia o Simpósio. O Ir. Afonso Murad sintetizou que o encontro deve redescobrir a pessoa de Maria de Nazaré, renovar a devoção mariana e atualizar o entendimento acerca dos dogmas dentro de uma perspectiva prudente.

O Simpósio tem uma extensa programação que contempla grandes conferências, oficinas e grupos temáticos e terminará na quinta feira, dia 21/7, com a peregrinação dos participantes ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte (SP). O evento realizado pela UMBRASIL está sendo desenvolvido pelo Grupo de Trabalho (GT) Ano Mariano, ligado à Comissão de Espiritualidade e Patrimônio Marista, sob a coordenação da Área de Vida Consagrada e Laicato.