Navegar para Cima

Notícias

Cenário econômico, político e social é tema de encontro

04/07/2016
Institucional
Na próxima sexta-feira, a Rede Marista realiza a quinta edição do Seminário Marista – Cenários Econômicos e Estratégia.

Na próxima sexta-feira, a Rede Marista realiza a quinta edição do Seminário Marista – Cenários Econômicos e Estratégia. O evento ocorre no dia 8 de julho e tem como objetivo aprofundar a reflexão sobre temas referentes ao cenário político, social e econômico do País, direcionados para análise e construção de estratégias institucionais.

A programação, que se estende ao longo do dia, conta com dois palestrantes convidados, os Professores Juarez Freitas e Gustavo de Moraes, da PUCRS. Representantes da Rede Marista e das demais províncias do Brasil Marista irão debater os rumos da economia e as expectativas de futuro para a missão marista, em dois momentos de diálogo. Fernando Marchet, da Quantitas, irá apresentar um case de gestão de mudança e otimização de resultados.​

Confira a programação completa

8h30 - Boas-vindas e reflexão inicial

9h - O cenário político e social brasileiros e seus impactos em nossas frentes de atuação – Prof. Dr. Juarez Freitas (PUCRS)

10h - Intervalo    

10h30 - Rumos da economia brasileira em tempos de crise  – Prof. Dr. Gustavo de Moraes (PUCRS)

11h30 - Espaço de Diálogo – Prof. Alam Casartelli (PUCRS); Ricardo Minotto (HSL) e Rogério Anele (Colégios e Unidades Sociais) Mediação: Prof. Mágda Cunha

12h30 - Almoço

14h - Cenários global, regional e local da missão marista: horizonte comum e desafios compartilhados – Ir. Deivis Fischer (Rede Marista) e Manuela Suassuna (Província Marista Brasil Centro-Norte)

15h - Mesa de diálogo

15h20 - Case | Gestão de Mudança e Otimização de Resultados – Fernando Marchet (Quantitas)

16h - Encerramento


Sobre os palestrantes:

Juarez Freitas: Doutor em Direito e Mestre em Filosofia. É Professor de Direito da PUCRS no programa de Mestrado e Doutorado. Possui pós-doutorado em Direito na Università degli Studi di Milano. É Presidente do Instituto Brasileiro de Altos Estudos de Direito Público. Foi Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (2005/2007) e, atualmente, é membro do Conselho. É Presidente do Instituto de Direito Administrativo do Rio Grande do Sul.

Gustavo Inácio de Moraes: Doutor em Economia Aplicada, Mestre em Desenvolvimento Econômico e professor na PUCRS. Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico, macroeconomia, economia da defesa e economia dos recursos naturais. Membro do comitê editorial da Revista Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural desde julho de 2012. Autor colaborador do PMBC - Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

Fernando Marchet: Graduado em Administração de Empresas com área de concentração em Finanças e Mestre em Economia, é Alumni da London Business School. Tem mais de 20 anos de atuação executiva no mercado financeiro e de capitais, com passagens pela Pilla Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio e o Grupo Sicredi. Foi professor da especialização em Mercado de Capitais do programa de Pós-Graduação em administração da UFRGS e do MBA em Mercado de Capitais do Instituto Educacional BM&FBOVESPA e Apimec-Sul. É membro do Conselho Consultivo do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - IBEF-RS. ​