Navegar para Cima

Notícias

Casa São José: um espaço de cuidado com a vida

17/03/2021
Institucional
Localizada em Viamão, a Comunidade atende os Irmãos que necessitam de tratamento de saúde

​​​​Nesta semana, na qual celebramos o Dia de São José, queremos contar um pouco da história de uma das nossas comunidades de Irmãos Maristas que foi batizada em homenagem ao patrono da missão marista no mundo: a Casa São José.

​​​ Texto auxiliar da imagem

Momentos de convívio entre os Irmãos. Registro de 2019.

Localizada em Viamão, nas dependências da Vila Nossa Senhora das Graças, a Casa São José foi inaugurada no ano de 1958, com o objetivo de acolher os Irmãos enfermos que necessitavam de cuidados médicos e acompanhamento diário de saúde. Nos arquivos históricos da Província, é possível conhecer mais detalhes sobre esse momento: “em 1958, transferiu-se de Porto Alegre para a Vila Nossa Senhora das Graças o Escolasticado (Escola Normal Champagnat), a Enfermaria Provincial e a Alfaiataria Provincial".

O Irmão Pedro Pellizzaro, que nessa época era formando marista, conta como foi o convite para atuar como enfermeiro responsável pelos demais Irmãos: “quando eu ainda estava no Noviciado, o Irmão Provincial me chamou e disse: no ano que vem você vai fazer o curso de enfermeiro para cuidar dos Irmãos idosos no lugar no Ir. Aluísio.  O mestre dos Noviços já tinha dito para o Provincial que eu tinha jeito, tinha muita paciência e era cuidadoso", relembra.

Com esse convite, o Irmão Pedro seguiu a sua formação de religioso em paralelo com o curso de Auxiliar de Enfermagem promovido pela Santa Casa de Misericórdia. “Eu usava batina, como todos os Irmão, mas a diferença é que a minha era toda branca, pois eu circulava no ambiente hospitalar", recorda. Com a conclusão do curso em outubro de 1961, ele assumiu a coordenação de enfermagem da Casa São José e seguiu sua missão como religioso atuando diretamente no cuidado dos idosos e doentes.

​Uma casa preparada para o cuidado

O atendimento aos Irmãos enfermos necessita de uma estrutura adaptada para os tratamentos médicos. Com o objetivo de trazer mais comodidade e bem-estar aos Irmãos dessa comunidade, em 1989, foi inaugurado um novo prédio, a nova Casa São José.

​​ Texto auxiliar da imagem

Estátua de São José no jardim central da casa

Embora ainda sem condições de ser habitada, no dia 29 de outubro de 1989, realizou-se uma missa solene de inauguração, aproveitando a presença do   Ir.  Superior Geral do Instituto Marista, Charles Howard, e de diversos membros do Conselho Geral que estavam no Rio Grande do Sul participando da Conferência Geral dos Irmãos Provinciais.

Na ata da Comunidade São José, consta o seguinte registro histórico sobre esse momento: “a missa da inauguração foi celebrada na sala dos convívios comunitários, contígua ao refeitório.  Foi celebrante o Reitor do Seminário Arquidiocesano, de Viamão, o Pe. Oscar Kolling, o qual, antes do término da missa, deu a bênção a todas as salas, quartos e dependências da nova casa. Após a missa, na mesma sala, foi realizada uma sessão, na qual diversos Irmãos fizeram uso da palavra: o Ir. Arlindo Corrent, responsável pela obra, fez um relato histórico da construção. O Ir. Pedro Pellizzaro, Superior da Comunidade São José e enfermeiro responsável, historiou o atendimento aos Irmãos enfermos que ele vem exercendo há 30 anos".

A construção foi finalizada nos meses seguintes, e os Irmãos mudaram-se para o novo espaço no dia 2 de fevereiro de 1990.

Depois de 26 anos, a casa passou mais uma vez por uma revitalização. Em 2015, os espaços da Casa São José foram modernizados dando mais qualidade para o atendimento médico dos Irmãos e ampliando a capacidade de 17 para 21 moradores.

 

Espaços para viver a fraternidade 

Muito mais que uma casa de saúde, a Comunidade São José se caracteriza pelo acolhimento fraterno de todos os Irmãos e pela diversidade de histórias, vivências e aprendizados que eles compartilham no convívio diário. Um pouco desta harmonia e felicidade está descrita na letra da música Irmãos entre Irmãos escrita pelo Irmão Bruno Klein e interpretada, em 2019, em parceria com o Irmão Roque Ari Salet (in memoriam):


​Atualmente, a Comunidade São José conta com 15 Irmãos residentes, e com o apoio de equipes de enfermagem e fisioterapia, que auxiliam no tratamento médico de cada um deles.