Navegar para Cima

Notícias

Carta do Papa Francisco é tema de encontro com Animadores/as da PJM

28/08/2019
Vida Partilhada
Vivência ocorreu nos dias 24 e 25 de agosto de 2019

​​​​​​O desenvolvimento integral de adolescentes e jovens é um dos princípios da Pastoral Juvenil Marista (PJM)​, aspecto que permeia todas as iniciativas realizadas tanto nas unidades quanto em nível de Rede. Um dos encontros que visa a contribuir para esse processo é o Encontro de Animadores/as que ocorreu nos dias 24 e 25 de agosto. Buscando atender a uma das prioridades do II Capítulo Provincial​, que orienta o fortalecimento da identidade católica e marista, o tema do encontro deste ano foi homônimo à última exortação apostólica lançada pelo Papa Francisco: Cristo Vive: aos jovens e a todo o povo de Deus

Para isso, foram realizadas quatro oficinas sobre assuntos abordados na exortação: Deus é amor; Maria, jovem de Nazaré; Vocação, discernimento e projeto de vida; A beleza de ser jovem. Na programação do encontro também houve a revisão da escrita do novo Marco Operativo: vivência grupal da PJM (2019-2021) e do Plano Estratégico da PJM (2019-2021). Além disso, também foi realizado ​um sarau artístico com apresentações de música, poesia e mágica, e momentos de formação referentes ao Encontro de Jovens Maristas (EJM) que ocorrerá no dia 28/9 em Erechim (RS).

Para Iago Araújo, do Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar), o encontro foi marcante. “Considero que foi uma oportunidade de aprender como fazer para que a mensagem da PJM chegue da melhor forma aos/as jovens que fazem parte do meu grupo", conta ele que ingressou no serviço de Animação neste ano. A formação também foi significativa para quem está nessa caminhada há mais tempo. “Foi uma troca de experiências incrível. As oficinas abordaram temas bem próximos das juventudes o que nos permitiu refletir um pouco mais sobre cada assunto e ao mesmo tempo repensar nossos próprios conceitos, afirma Isadora Garcia do Colégio Marista Sant'Ana, de Uruguaiana (RS).

O Encontro de Animadores/as reuniu jovens responsáveis por dinamizar a vivência nos grupos da PJM na Casa Marista da Juventude (Caju)​. Cerca de 200 pessoas participaram da vivência.