Navegar para Cima

Notícias

Capacitação para realizar vivências online é tema de encontros da PJM

03/05/2021
Institucional
Atividades virtuais ocorrerão em maio

​​​​Oportunizar espaços de partilha e cultivo da mística com o objetivo de reforçar os traços que compõem a identidade da Pastoral Juvenil Marista (PJM)​ e contribuir na instrumentalização dos/as animadores/as para aprimorar o processo da PJM. Essas foram as premissas que motivaram a Equipe Provincial a escolher o tema de três encontros online que ocorrerão ao longo do mês de maio. ​

Durante este mês, as atividades irão pautar metodologias e técnicas para realização de encontros grupais de forma remota. A proposta é um retorno aos desafios impostos pela pandemia, pois, diferente de toda a caminhada já realizada pela PJM, há pelo menos um ano, as reuniões estão ocorrendo por meio de videoconferência. “Essas formações serão um reforço para qualificação das atividades, pois é necessário agir com criatividade para encantar as vivências dos grupos”, afirma Karen Theline Silva, assessora da Coordenação de Pastoral que acompanha a PJM na Rede Marista. 

Antes do período de isolamento social, esses encontros eram chamados de regionais porque reuniam adolescentes e jovens de unidades maristas geograficamente próximas. Segundo Karen, mesmo no formato remoto, o método de reunir menos pessoas se mantém para propiciar um espaço de formação mais personalizado. Além disso, ela considera que esses encontros motivam os/as animadores/as. “Atividades assim contribuem para manter viva a chama da PJM porque são espaços de trocas, partilhas e aprendizagens alimentando a vivência da mística”, explica a assessora.

Os encontros ocorrerão em três sextas-feiras do mês de maio. Ao todo, a previsão é de que mais de 200 animadores/as estejam conectados/as. Confira abaixo as unidades que participarão em cada data:

14/5 | Unidades participantes: Centro Social Marista Aparecida das Águas, Centro Social Marista Boa Esperança, Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar), Colégio Marista Assunção, Colégio Marista João Paulo II, Colégio Marista Medianeira, Colégio Marista Roque e Colégio Marista Santo Antônio.

21/5 | Unidades participantes: Centro Social Marista Irmão Antônio Bortolini, Colégio Marista Champagnat, Colégio Marista Conceição, Colégio Marista Maria Imaculada, Colégio Marista Sant'Ana, Colégio Marista Santo Ângelo, Colégio Marista São Francisco, Escola Marista Santa Marta e PUCRS.

28/5 | Unidades participantes: Centro Social Marista da Juventude (CMJU), Centro Social Marista Santa Isabel (Cemasi), Colégio Marista Aparecida, Colégio Marista Graças, Colégio Marista Ipanema​,​ Colégio Marista Pio XII, Colégio Marista Rosário, Colégio Marista Santa Maria, Colégio Marista São Luís e Colégio Marista São Pedro.

Sobre a PJM

A PJM é uma organização juvenil das unidades maristas que experiencia o desenvolvimento integral da pessoa, a formação de lideranças, a socialização, a construção da consciência crítica, a vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista. Atualmente, está presente na PUCRS, em 19 Colégios e em sete Unidades Sociais da Rede Marista.