Navegar para Cima

Notícias

Caminhada provincial para o Fórum Internacional sobre a Vocação Marista Laical é iniciada

17/09/2021
Institucional
Processo de discernimento terá duração de quatro anos

Em 2021, os/as maristas de Champagnat iniciaram uma nova e longa caminhada para refletir sobre o Laicato Marista. Após o lançamento realizado pelo Instituto Marista, em Roma, no dia 19 de março - em celebração ao Dia de São José, os leigos e leigas maristas iniciaram uma jornada no Fórum Internacional sobre a Vocação Marista Laical.

O movimento iniciado nesse ano tem como objetivo ser um processo de diálogo e discernimento, em que todas as Unidades Administrativas são convidadas e no qual, como Leigos e Leigas Maristas, são incentivados a dar respostas a uma série de perguntas sobre a vocação marista laical existentes em diferentes partes do mundo.  ​

O que originou o Fórum

  A criação do Fórum foi realizada a muitas mãos por representantes das Regiões do Instituto Marista e responde a uma necessidade presente na missão marista atual em olhar e refletir sobre a vocação dos leigos e leigas. Entre os itens prioritários de criação do Fórum, destacamos:

  • A dedicação do ano de 2021 a São José, padroeiro dos Maristas e modelo de leigo com o qual podemos aprender muito.

  • O processo de reconhecimento da vocação marista laical no Instituto, que inicia com a criação do Movimento Champagnat e o surgimento de várias manifestações vocacionais leigas, passa pelo XXI Capítulo-Geral (2009) e se expressa nos documentos “Em torno da mesma mesa" (2009) e “Ser marista leigo" (2017), “Projeto Vida em Fraternidade do Movimento Champagnat da Família Marista" (2017).

  • Os encontros distritais, provinciais, regionais e internacionais nos quais se refletiu sobre a vocação marista laical.

  • Os apelos do XXII Capítulo Geral que, entre outras afirmações, atesta: “O futuro do carisma estará baseado na comunhão de Maristas plenamente comprometidos".

Passos já trilhados

Iniciando o processo Provincial, no dia 3/9, ocorreu um primeiro momento de apresentação do Fórum aos Animadores/as, Assessores das Fraternidades do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) e Referenciais do Movimento Farol. Na ocasião, o Grupo de Trabalho, responsável por compartilhar e orientar os passos do Fórum na Província, apresentou o que é a jornada, sua metodologia e objetivos. ​

Saiba mais sobre o Fórum Internacional de Vocação Marista Laical aqui.