Navegar para Cima

Notícias

Brasil Marista lança Diretrizes Nacionais da PJM

24/06/2020
Vida Partilhada
Para marcar os 15 anos da PJM nacional, a Umbrasil lança uma atualização de documento balizador

​Em 2020, a Pastoral Juvenil Marista (PJM) do Brasil completa 15 anos. Para marcar a data, a União Marista do Brasil (UMBRASIL), em conjunto com adolescentes, jovens e pastoralistas das três unidades admisnitrativas/Províncias do nosso país, produziram as Diretrizes Nacionais da Pastoral Juvenil Marista (DNPJM). 

O documento é uma atualização da primeira edição das Diretrizes, lançadas em 2005. Sua proposta é fazer memória dos caminhos feitos e traçar novas rotas para que cada vez mais pessoas possam ter seus corações transformados pelo amor de Jesus e pelo carisma legado por São Marcelino Champagnat.

Para quem participou do grupo de trabalho que elaborou o conteúdo das DNPJM, é uma alegria ver o resultado da revisão. “Minha felicidade e gratidão por ter feito parte desse processo é saber que ele não se finda nele mesmo, e sim permanece na caminhada de nossa juventude e no processo de crescimento e amadurecimento de cada jovem”, afirma Vitória Busato Soares, que é participante da PJM na PUCRS e foi a representante jovem da Rede Marista no GT.

Karen Theline Silva, assessora da Coordenação de Pastoral da Rede Marista e integrante do GT, compartilha do sentimento de Vitória, e salienta a importância das Diretrizes Nacionais para o processo da PJM. “Juntamente com outras publicações, é um documento norteador e balizador da nossa caminhada contribuindo com um alinhamento e unidade da PJM”, afirma ela que também fez parte do GT.

Clique aqui​ para conferir a edição completa das Diretrizes Nacionais da PJM.

Divulgação das DNPJM


Para potencializar o processo de divulgação do documento, foi pensada uma programação formativa que possibilita que adolescentes e jovens sigam conectados/as com a proposta. A formação está ocorrendo por meio de lives no Youtube da UMBRASIL e cards, vídeos que estão sendo postados no Instagram e Facebook.

Sobre a PJM


A PJM é uma organização juvenil das unidades maristas que experiencia o desenvolvimento integral da pessoa, a formação de lideranças, a socialização, a construção da consciência crítica, a vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista. Até 2005, a Pastoral Juvenil na Rede Marista era conhecida pelo movimento JUMAR. A transição para PJM ocorreu de forma gradual, tornando-se institucional em 2009.