Navegar para Cima

Notícias

Identidade da PJM é dialogada em encontro de Assessores/as

28/02/2019
Vida Partilhada
Durante dois dias, os participantes refletiram sobre temas fundamentais do processo formativo

​​​​Nos dias 26 e 27 de fevereiro, os/as Assessores/as da Pastoral Juvenil Marista (PJM) estiveram reunidos na Casa Marista da Juventude (Caju), em Porto Alegre (RS)​,  para dialogar sobre a temática identidade. A proposta foi estimular a reflexão sobre o tema, relacionando-o com o ministério da assessoria, as juventudes e a PJM.

Para subsidiar o momento de reflexão sobre a​ identidade do Assessor/a, os participantes leram trechos do texto Cartas ao Neotéfilo do Padre Hilário Dick e seguiram dialogando em pequenos grupos. Os/as jovens Angelina Fonseca, Bernardo Boattini, Cristiéli Crizel, Rafaela Soares e Rômulo Vizzotto conduziram uma partilha sobre a identidade das juventudes, relatando suas experiências na PJM e destacando a importância do acompanhamento no ministério da Assessoria.​

Os debates sobre identidade da PJM revisitaram a simbologia da mística e temas fundamentais para o processo nas unidades. O grupo passou por diferentes espaços com a motivação de expressar em diversas formas artísticas o seu entendimento sobre cada tema. O encontro também contou com celebração eucarística e atividades de integração.

Para Micaela Pauletto, que iniciou há menos de um mês como assessora no Colégio Marista Conceição, de Passo Fundo, o encontro foi inspirador. “Gostei muito da dinâmica das atividades e das partilhas que ajudam muito quem está ingressando no ministério da assessoria. O pessoal é muito acolhedor", afirmou.  Ricardo Neis concorda com Micaela. Assessor há oito anos no Colégio Marista Sant'Ana, em Uruguaiana, ele acredita que a temática abordada foi ideal. “Em função dos dez anos da PJM na Rede Marista é fundamental fortalecer a identidade tanto para quem está há mais tempo quanto para quem está chegando na rede. Gostei muito do encontro. ", concluiu.