Navegar para Cima

Notícias

Aniversário de Champagnat inspira perseverança e comprometimento com a missão marista

20/05/2019
Institucional
No dia 20 de maio, o fundador do Instituto Marista estaria completando 230 anos​

​​​Neste dia 20 de maio celebramos o aniversário do fundador do Instituto Marista. Marcelino José Bento Champagnat nasceu  em Rosey, interior da França, no início da Revolução Francesa,  há exatos 230 anos.

Filho de João Batista Champagnat e Maria Teresa Chirat, Marcelino, desde pequeno, teve uma educação baseada nos valores cristãos. Ainda jovem, foi para o seminário e progrediu com dificuldades nos estudos, pois havia abandonado a escola quando era pequeno após presenciar seu professor castigar fisicamente um de seus colegas.

Em meio a um contexto de pós-Revolução Francesa, quando o acesso à educação era precário, especialmente nas áreas rurais, o jovem Marcelino foi inquieto e incansável. Percebeu a urgência em atuar junto às crianças que necessitam de espaços educativos para a formação escolar e cristã. Comprometido com esse desejo, ele fundou o Instituto dos Irmãozinhos de Maria. Em pouco tempo, a instituição se consolidou. Na época, foram criadas mais de 48 escolas que beneficiavam 7 mil estudantes.

Champagnat esteve à frente do Instituto Marista por um período de 23 anos. No dia 6 de junho de 1841, aos 51 anos de idade, muito doente e debilitado, ele faleceu deixando aos seus Irmãos esta mensagem: "Que haja entre vocês um só coração e um só espírito! Que se possa dizer dos Irmãozinhos de Maria como dos primeiros cristãos: 'Vejam como eles se amam!'".

Hoje, o Instituto Marista segue a missão sem fronteiras deixada por seu fundador há mais de 200 anos. A atuação de Irmãos, Leigos/as e colaboradores/as, ancorada no carisma marista, beneficia milhões de pessoas em 81​​​​ países de cinco continentes.

São Marcelino Champagnat foi canonizado no dia 18 de abril de 1999 pelo Papa João Paulo II.

Fonte:  Champagna​​t.org ​​