Navegar para Cima

Notícias

Alinhamento visual de datas religiosas busca fortalecer a sinergia regional

02/01/2020
Institucional
Em 2020, diversas datas canônicas serão comunicadas a partir de uma mesma mensagem

​Ao longo do segundo semestre do ano passado, foi estruturado o projeto de alinhamento de datas institucionais canônicas. A concepção é de que as datas sejam celebradas a partir de mensagens e recursos visuais alinhados nos sete países, de modo a potencializar a caminhada conjunta. A iniciativa integra as estratégias de comunicação regionais e teve como premissa ser um movimento colaborativo que envolveu representantes das cinco Unidades Administrativas e da União Marista do Brasil (Umbrasil). 

São oito as datas contempladas neste alinhamento: Fundação do Instituto Marista, Dia de São José, Nascimento de Champagnat, Dia da Canonização de São Marcelino Champagnat, Dia de Champagnat, Dia do Marista, Encontro com o Jovem Montagne e Dia da Imaculada Conceição de Maria. A seleção envolveu dois critérios: que fossem datas maristas ou celebrações significativas em todos os países. A primeira delas, Fundação do Instituto Marista, celebrada no dia 2 de janeiro, já está presente nos canais de todas as Províncias e ilustra esta matéria. 

Para o Secretário Executivo da Região, o trabalho desenvolvido terá grande relevância para fortalecer o sentimento de pertença regional. “Penso que é um projeto bastante simbólico para o mundo marista”, disse. “Ao longo do processo, percebi que seria uma forma de materializar a presença da Região em cada espaço de missão”, completou. 

Sobre a linha visual

O processo de criação iniciou com pesquisas históricas sobre nossa instituição e, também, de elementos gráficos e mensagens já trabalhadas pelas Províncias. Desde o início, a ideia foi buscar pontos comuns em cores, traços, palavras-chave que respeitassem a caminhada de cada país e dessem um sentido de interculturalidade. Desse modo, o projeto vem gerando um aprendizado para a equipe e para a Região, pois é uma nova trajetória que demonstra o potencial que existe em comunicar de uma forma integrada os valores e a missão marista.