Navegar para Cima

Notícias

6 de junho, Dia de São Marcelino Champagnat

05/06/2015
Institucional
Em 6 de junho, comemora-se o Dia de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista. Uma data para lembrar da história do homem que, há quase 200 anos, acreditou que era possível mudar a vida de crianças e jovens por meio da educação evangelizador

“Um dia minha história encontrou tua história,
e passei a ver as coisas de maneira diferente."

 

https://www.youtube.com/watch?v=sIcPGAjuyC8

 

Em 6 de junho, comemora-se o Dia de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista. Uma data para lembrar da história do homem que, há quase 200 anos, acreditou que era possível mudar a vida de crianças e jovens por meio da educação evangelizadora. Foi o encontro com um jovem que o fez persistir em seu projeto. Foi no encontro de sua vocação, com a fé em Maria, a Boa Mãe, que nasceu sua inspiração. Do encontro com outros jovens religiosos, ele fez nascer a primeira comunidade, que deu origem ao Instituto Marista.

A história de Marcelino Champagnat cruzou-se com muitas outras histórias, ao longo de sua vida. Desde aquelas que provocaram alegrias e confiança, até as que foram experiências negativas. Todas elas impulsionaram seu projeto de educar com amor. Da mesma forma, a história de cada marista é o encontro de sua vida com a missão e o sonho de Champagnat.

 

Varais de Histórias

 

Neste 6 de junho, somos convidados a relembrar esses encontros, escrever e reescrever os momentos marcantes que ocorreram em espaços maristas, sejam escolas, unidades sociais, universidade ou hospital. Histórias que talvez não fossem possíveis se Champagnat não tivesse persistido em seu projeto. Ele sonhou, acreditou, realizou e hoje cabe a nós a continuidade de seus ideais.

 

Ao longo da semana, varais de histórias foram instalados em cada uma das unidades da Rede Marista. Nele, educandos, estudantes, educadores, Irmãos, Leigos, profissionais de todas as áreas foram chamados a compartilhar histórias marcantes vividas nos espaços de missão marista. Esses relatos também podem ser contatos na página do Dia de São Marcelino Champagnat, no Facebook e nesta página, através dos comentários.


Conheça outras iniciativas para comemorar a data nas unidades:

Centro Social e a Escola Marista Aparecida das Águas

Cesmar

Colégio Marista Maria Imaculada

PUCRS

Sede Marista

Centro Social Marista Santa Isabel 

Escola Marista Tia Jussara

Centro Social Marista Mario Quintana

Colégio Marista São Marcelino Champagnat 

Colégio Marista Vettorello

Escola Marista Renascer

​