Navegar para Cima

Notícias

5 Livros para conhecer a história de Champagnat

23/04/2021
Institucional
Confira as principais obras que trazem relatos sobre a vida e obra do fundador da missão marista

​​​​São Marcelino Champagnat era um jovem movido por ideais. Descontente com o modelo de educação de sua época, especialmente o abandono de crianças e jovens, decidiu fundar uma instituição católica dedicada à educação na zona rural da França. 

Sua história de vida e sua missão está registrada em diversas obras literárias. Neste Dia Mundial do Livro, (23/4) a equipe do Centro de Espiritualidade e Memória Marista (CEMM) preparou uma lista com cinco livros que são essenciais para conhecermos o legado do fundador da missão marista no mundo. Confira: ​  

Vida de Marcelino José Bento Champagnat 

Autor: Jean-Baptiste Furet 
Essa é a biografia oficial de São Marcelino Champagnat autorizada pelo Instituto Marista. O texto é tradução, a partir do francês, da edição princeps de 1856. Baixe aqui​. 

Nascido em 1789 

Autor: Gabriel Michel 
Uma obra dividida em três volumes na qual o autor narra a vida de São Marcelino Champagnat no formato de um romance histórico. Na primeira publicação, são apresentados os encontros e protagonismo de Champagnat com as pessoas no contexto da Revolução Francesa no século XVIII. Na segunda, o encontro com o jovem Montagne e a fundação e expansão do Instituto Marista são contextualizados em La Valla, região de Lyon. Já o último livro, é narrado a construção da casa de Notre-Dame em l´Hermitage, as vitórias alcançadas e a consolidação do Instituto, da vida consagrada dos Irmãos, da atuação da educação marista nos colégios, e das ações que tinham como princípio o carisma mariano. Acesse aqui a trilogia completa.   

O Coração de um Camponês 

Autor: Ir. Sebastião Ferrarini
O livro traz um resgate sobre a história de vida de São Marcelino Champagnat a partir dos estudos feitos pelo Irmão Sebastião Ferrarini, da Rede Marista. Esse livro, conduzirá o leitor a descobrir outras faces do Fundador. Provavelmente não aquela face dos relatos biográficos e históricos, mas a de um jovem camponês, que se tornou um grande educador na medida em que soube ver e agir sob a luz do Evangelho na realidade conturbada de seu tempo. Caso tenha interesse em ler a obra, encaminhe um e-mail para [email protected]

Cartas de Marcelino Champagnat 

Organização: Umbrasil 
Uma coletânea de cartas escritas por Champagnat para Irmãos, autoridades e Párocos de sua época. Essa obra procura ser uma tradução mais completa do livro do Irmão Paul Sester, de 1985, cujo mérito foi o de ter compilado os textos encontrados até então, de atribuir-lhes a numeração oficial por ordem cronológica e de tê-los publicado com aparato crítico. A edição de 2019 conta com escritos em francês e português.
Baixe aqui. 

Relatos sobre Marcelino Champagnat 

Autor: Ir Sylvestre 
O Irmão Sylvestre conviveu com o Padre Champagnat e foi testemunha do início da Congregação Marista. A obra reúne seus manuscritos pessoais e é uma fonte rica de informação sobre a instituição. Baixe aqui.