Navegar para Cima

Notícias

5 formas de evangelizar inspiradas em São Marcelino Champagnat

06/06/2022
Institucional
No dia 6 de junho é celebrado o dia do Fundador da missão marista

Evangelizar é a missão marista. Ou seja, segundo o documento Rede Marista: nosso jeito de ser, “transformar, à luz do Evangelho, os critérios que utilizamos para tomar as decisões, os valores que são significativos para nosso jeito de ser e agir, as razões que nos movem, as linhas de pensamento, as fontes inspiradoras e os modelos de vida da humanidade." (2018, p.15)

Nossa missão de evangelizar pela educação com intuito de formar pessoas comprometidas com a promoção da vida remonta à vida e obra de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista.

Com base em estudos da biografia e de cartas de Champagnat, listamos experiências de evangelização que perpassava o ser e agir de Marcelino.

  1. Tornar Jesus Cristo conhecido e amado: nas instruções aos Irmãos, ele repetia continuamente que “tornar Jesus Cristo conhecido e amado" era a meta e a finalidade da congregação. De acordo Furet (2007), biógrafo oficial do fundador, Champagnat recomendava que os Irmãos falassem das virtudes de Jesus aos estudantes e do amor que demonstrou à humanidade através de sua morte na cruz.

  2. Evangelizar pelo testemunho: “Como é grande o trabalho que vocês fazem, como é sublime!" Essa é uma das frases de São Marcelino, que está na carta nº 14, endereçada ao Irmão Barthélemy, em 1830. A afirmação foi introduzida indicando que os estudantes se inspiram nos educadores, em suas virtudes para formar seus comportamentos.

  3. Evangelização por meio do amor e da presença: Na mesma correspondência, reforçou aos Irmãos para que transmitissem às crianças o quanto Jesus e Maria as amavam. Inclusive, enfatizou que Maria era Mãe de todos os/as educandos/as/estudantes das unidades/empreendimentos maristas. Ao concluir a mensagem, Champagnat ressaltou que dissessem que ele também os amava e que não  subia ao altar sem lembrar dos Irmãos e de todas as crianças.

  4. Cultivo da fé e atenção às pessoas e afeto com os doentes:  São Marcelino Champagnat nutria devoção à Maria desde a infância. Ofereceu a congregação a ela considerando-a Mãe, Padroeira, Modelo e Primeira Superiora. Em suas atuações na paróquia de La Valla como padre, fomentava a devoção mariana, promovia o diálogo e dava atenção às pessoas que haviam se afastado da Igreja, a visita aos doentes e realizava momentos de cultivo da interioridade através da oração junto à hóstia consagrada.

  5. ​Abertura à missão: “Todas as dioceses do mundo estão em nossos planos". Essa outra citação célebre de Champagnat elucida que a missão evangelizadora marista nasceu com a perspectiva além‑fronteiras. Quando iniciou a congregação, Champagnat tinha em mente oferecer instrução às crianças do interior da França. Dessa forma, contava, em muitos casos, com apoio de paróquias/dioceses na fundação. Assim chegavam propostas para que a instituição se tornasse vinculada às dioceses locais, no entanto pulsava em São Marcelino o espírito missionário, e não tardou a enviar os primeiros Irmãos para outros lugares ao redor do mundo. Os primeiros foram à Oceania.