Navegar para Cima

Notícias

Irmão Dorvalino Tolotti falece aos 92 anos

19/03/2021
Institucional
O Irmão tinha 92 anos de idade e 72 de vida religiosa marista

​​Com pesar, comunicamos o falecimento do Irmão Marista Dorvalino Tolotti, ocorrido hoje, 19/3, em Viamão (RS), vítima de melanoma de pele maligno e cardiopatia. O Irmão tinha 92 anos de idade e 72 de Vida Religiosa. O velório será realizado a partir das 11h, na Capela do Lago, na Vila Marista, em Viamão, com número restrito de participantes em função da pandemia. No mesmo local, ainda hoje, às 16h30, haverá Missa de corpo presente, seguida de sepultamento.

O Colégio Marista São Francisco, de Rio Grande, fará uma missa em homenagem ao Irmão. A celebração será realizada no Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Rio Grande, às 18h30, com transmissão ao vivo pelo Facebook do Colégio. Acesse aqui. 

​Vida e Missão

Natural de Veranópolis (RS), filho de Valentin Tolotti e Maria Oltramari, ele fez toda a sua formação marista em sua cidade natal e em Porto Alegre. Em 1950, realizou a profissão dos primeiros votos como religioso e, cinco anos depois, confirmou a sua escolha vocacional com os votos perpétuos de Irmão Marista.

Licenciado em História e Geografia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 1958, e Técnico em Contabilidade, pela Escola Técnica de Comércio São Luis de São Leopoldo (1954), ele dedicou seu apostolado à área educativa. Atuou como professor no Colégio Marista São Luis, em São Leopoldo (1952 a 1954, e, de 1966 a 1969), no Colégio Marista Rosário (1955 a 1960), e no Colégio Marista Champagnat (1961 a 1964), ambos em Porto Alegre, e também teve uma breve passagem pelo Ginásio Imaculada Conceição, em Guaporé.

Foi na cidade de Rio Grande que ele exerceu grande parte da sua missão como educador, gestor e religioso. De 1970 a fevereiro de 2016, o Irmão Tolotti, como era carinhosamente conhecido, atuou no Colégio Marista São Francisco. Nesse espaço educativo, exerceu diferente funções como diretor, professor, animador, ecônomo, animador vocacional e conselheiro paroquial. Seu legado de amor pela educação e pela missão marista seguem vivos na memória de muitas pessoas que passaram pela escola. Desde março de 2016, o Irmão estava na Casa São José, em Viamão, realizando tratamentos de saúde.​

​​O Irmão fez parte da terceira edição do projeto Memórias Maristas: histórias de amor e vida. Confira aqui o vídeo completo da sua trajetória como educador e religioso: