Navegar para Cima

Notícias

Encontro promove formação de novos/as Pastoralistas da Rede Marista

08/03/2019
Vida Partilhada
Coordenação de Pastoral da Rede Marista oportuniza processo de imersão

​Com o objetivo de contribuir com o processo de imersão dos/as novos/as Pastoralistas, qualificando a vivência e a prática do ser e fazer Pastoral na Rede Marista, a Coordenação de Pastoral realizou um encontro no último dia 28/2. A atividade ocorreu na Casa Marista da Juventude​​​​​ (Caju),​ em Porto Alegre, e reuniu cerca de 25 pastoralistas de quatro empreendimentos da Rede Marista (Colégios, Hospital São Lucas, PUCRS e Unidades Sociais) contratados a partir de ab​ril de 2018.

O encontro foi marcado por momentos de oração e teve como base o documento Serviço de Pastoral: identidade, metodologia e compromissos. Para o desenvolvimento da temática relativa à identidade, houve exposição sobre as origens do Instituto Marista, a organização da Rede Marista e da pastoral nas unidades. Os conceitos de pastoral e evangelização também fora​m abordados nessa parte da atividade. Em relação à metodologia, foi abordada a modo experiencial e os instrumentos metodológicos. Quanto aos compromissos, foi feita uma leitura em pequenos grupos e uma partilha organizada em preces no encerramento do encontro.

Segundo Airton Rambo, que passou a integrar a equipe de Serviço de Pastoral do Colégio Marista Pio XII, de Novo Hamburgo, a formação foi muito positiva.  Para ele, foi um encontro importante pare vivenciar sua missão. “Foi um momento de graça para encarnar e solidificar o nosso compromisso de sermos faróis e pontes de esperança, testemunhas vivas do evangelho em nossos lugares de missão”, salientou.

​​Já Paula Cruz, que começou a atuar neste ano no Colégio Marista Assunção, destacou a metodologia do encontro. “Diferente de muitas palestras, cursos ou conferências em que já fui, em que utilizam um modelo expositivo, o encontro trouxe a leveza de construir juntos e juntas o nosso momento, trazendo a experiência e reflexão de cada um/a para a roda”.