Navegar para Cima

Notícias

Distrito Marista da Ásia recebe Irmão da Rede Marista como novo Superior

08/07/2019
Vida Partilhada
Ir. Canísio Willrich é nomeado como principal liderança da unidade administrativa

​​No início de maio, ocorreu a nomeação do novo Superior do Distrito Marista da Ásia (MDA), feita pelo Conselho Geral do Instituto Marista, após consulta aos Irmãos daquela região. O Ir. Canísio José Willrich, da Província Marista Brasil Sul-Amazônia/Rede Marista, cedido ao Instituto desde 2007, foi indicado para ser a principal liderança do Distrito nos próximos três anos. O comunicado foi publicado em uma carta do Superior-Geral, Ir. Ernesto Sánchez. A cerimônia de posse tem data prevista para 14 de agosto, no início do Capítulo Distrital.

​​​ Texto auxiliar da imagem

Ir. Canísio Willrich é nomeado como principal liderança da unidade administrativa

​No documento, ele divulga o resultado da consulta e agradece ao Ir. Canísio por todo o trabalho já realizado, destacando que sua vivência durante os últimos onze anos será importante para a nova missão. “Sua experiência como formador e conselheiro, aliada às suas qualidades humanas e espirituais, o ajudará a servir aos Irmãos e Leigos/as do Distrito da melhor forma". Ir. Ernesto também recordou o trabalho desempenhado, por seis anos, pelo antigo Superior, Ir. Juan Castro, a quem também manifestou gratidão: “Sua proximidade com os Irmãos, sua capacidade de escutar e construir uma equipe, juntamente com sua vasta experiência na Ásia e seus valores como Irmão Marista, ajudaram você a oferecer um serviço maravilhoso ao Distrito".

Para o Ir. Canísio, a nomeação traz desafios diversos: “A oportunidade que vejo é do novo que se desenvolve na região e nos apresenta novas formas de presença e missão marista. Temos o potencial de contribuir com todo o Instituto, oferecendo oportunidades para Irmãos e Leigos que gostariam de dedicar um tempo de suas vidas, servindo à cultura e à espiritualidade asiáticas e aprendendo delas". Ele ainda afirma a importância da juventude para o futuro do Distrito: “Percebo que a força jovem marista está entusiasmada, e caminhar com os jovens é essencial para que o espírito marista possa continuar florescendo em novas dioceses do mundo".


​Sobre o Distrito Marista da Ásia

O Distrito Marista da Ásia é composto por seis países – China, Vietnã, Camboja, Tailândia, Bangladesh e Norte da Índia. Além disso, também possui atuação de Postulantes e jovens Irmãos nas Filipinas, além de Noviços e Leigos no Sri Lanka.​

Vida e trajetória do Ir. Canísio

O Irmão Canísio nasceu em 17 de fevereiro de 1972, em São Vendelino (RS). Ingressou no Juvenato Marista em 1986, e emitiu seus primeiros votos em 1992, em Passo Fundo (RS). Seis anos depois, em 1998, fez a profissão perpétua no dia 22 de novembro de 1998.

Estudou Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Catequese e Psicopedagogia em São Paulo. Também estudou inglês e frequentou um curso para formadores no Chile. Durante a sua atuação na Província, o Ir. dedicou seu trabalho à Pastoral Vocacional, ao trabalho social, como professor e animador comunitário.

Já no Distrito Asiático, o Ir. Canísio está presente há onze anos. Começou sua preparação para a Missão AdGentes, em 2007.

Em 2008, foi enviado para o Vietnã, onde aprendeu vietnamita e trabalhou na promoção vocacional e na formação inicial. Além disso, trabalhou no Noviciado de Cotabato, nas Filipinas, de 2012 a 2014, e apóss de colaborar no Noviciado de Tudella, Sri Lanka, de 2014 a 2016, retornou em 2016 ao Vietnã.